Gamificação

"Summit Amapá Gamer" encerra com Fórum e debates sobre o futuro da indústria dos games


Atletas, empreendedores e especialistas da área apontam os jogos eletrônicos como alternativa econômica.


No último dia do Summit Amapá Gamer, neste domingo, 28, os apaixonados por games participaram do Fórum de Esportes Eletrônicos, que debateu o impacto da modalidade em diversas categorias do mercado.

Empreendedor e doutor em educação, professor Bira, como gosta de ser chamado, é entusiasta de jogos desde os 10 anos de idade. Para ele, os jogos eletrônicos oferecem oportunidades ilimitadas quando utilizados corretamente.

"Os jogos eletrônicos são ilimitados. Com eles, podemos utilizar ferramentas para transformar uma sala de aula, por exemplo, além de ser fonte de geração de emprego, renda e transformar a vida de um jovem que só ficava preso dentro de um quarto, para ganhar renda com algo de interesse dele. Usar essa ferramenta como educação, oportunidade, tecnologia, emprego, renda, socialização e desenvolvimento é o nosso futuro", disse o professor. 

Segundo o fundador da Confederação Brasileira do Desporto Eletrônico, Daniel Cossi, a parte científica do evento faz com que os visitantes e apreciadores da modalidade consigam entender o quanto o segmento é promissor e alternativa rentável para o país. 

"O esporte eletrônico quando é usado para ensinar é uma ferramenta muito poderosa. Espero que todos tenham um entendimento melhor sobre jogos eletrônicos ao fim desse evento, afirmou Cossi.

A secretária da Juventude, Priscila Magno, reforçou que a modalidade já é fonte de renda de muitos jovens, e que o meio digital é uma forma viável para que a juventude tenha autonomia e renda por meio do esporte eletrônico.

"Até pouco tempo tínhamos uma visão limitada do esporte eletrônico. Hoje a gente vê como uma solução, principalmente se levarmos em consideração as pessoas que tem conseguido se emancipar através dele. Enxergamos no esporte eletrônico uma possibilidade para aquele jovem que anseia pelo seu espaço, pela sua renda e independência financeira", explicou Priscila. 

Estudos realizados pelo setor mostram que os esportes eletrônicos movimentam R$ 12 bilhões por ano no Brasil. Segundo Ícaro Maciel, da confederação brasileira, o evento tem como um dos principais objetivos mostrar o lado positivo, e toda a indústria que envolve o mundo dos games. 

"Nosso maior desafio é fazer com que as pessoas entendam que o jogo vai além de um vício e que existe um mercado muito grande, um conglomerado de ações e empresas em torno desse mundo dos games que proporciona desenvolvimento em vários cantos do mundo", comentou Maciel.

 

Amapá Summit Gamer 

A programação, que foi coordenada pelas secretarias Extraordinária da Juventude (Sejuv) e de Relações Internacionais, visou promover a gamificação nos campos da educação, cultura, esporte e economia inovadora. O Summit Amapá Gamer contou com investimentos do Tesouro Estadual e de emenda do senador Randolfe Rodrigues. 

 

Por Jamile Moreira

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