Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Evento nesta terça-feira, 30, é no Museu Sacaca.
Promovendo a valorização da cultura de matriz africana, o Governo do Amapá realiza um "aulão" com mestres e contramestres de capoeira nesta segunda-feira, 29, na Casa do Artesão, em Macapá. A programação integra a "Semana Estadual do Dia do Capoeirista e do Mestre de Capoeira - 50 anos de História", que busca celebrar e fortalecer a rica tradição da luta no estado.
O encontro, que inicia às 18h, reúne 18 representações culturais com a proposta integrar os grupos e projetos de capoeira do estado para valorizar, fortalecer e evidenciar a tradição e os fundamentos da capoeira no Amapá. O movimento é organizado em uma parceria entre a Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e o Centro Cultural Maracá,
Iniciada na sexta-feira, 26, no Palácio do Setentrião, o evento conta com extensa programação, com aulas, oficinas, palestras, rodas de conversa e apresentação de mais de 90 agentes culturais do segmento no estado. O encerramento será às 18h30 da terça-feira, 30, no Museu Sacaca.
“A capoeira é um patrimônio imaterial da humanidade, reconhecido pela sua rica história e contribuição para a cultura brasileira. Representa a luta, a resistência e a criatividade do povo afro-brasileiro. Preservar e promover essa arte é essencial para manter viva nossa herança cultural e transmitir esses valores às futuras gerações”, ressaltou a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.
A Semana Estadual celebra a promoção da igualdade racial, resgate social, inclusão, educação e cidadania, destacando a importância da capoeira como patrimônio cultural e instrumento de transformação social.
“É uma oportunidade de reconhecer e valorizar os mestres e praticantes da capoeira, além de incentivar a nova geração a se engajar nessa prática cultural que é símbolo de resistência e identidade. A capoeira promove não só a atividade física, mas também o respeito, a disciplina e a integração social”, explicou o coordenador da programação, Michel Braz, o "Mestre Malhado".
Capoeira no Amapá
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música, caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos. Uma característica que distingue a capoeira da maioria das outras artes marciais é a sua musicalidade. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.
A mais legítima manifestação cultural amapaense foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em novembro de 2018.
Por Mikhael Santos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL