Corrida de rua

Mais de mil atletas participam da 5ª edição da Corrida de São Tiago


Programação esportiva foi realizada neste domingo, 28, com percurso de 6 quilômetros e mais de dez categorias.


Com o apoio do Governo do Amapá, a 5ª Corrida de São Tiago reuniu mais de mil competidores na manhã deste domingo, 28, na comunidade de Mazagão Velho. A prova faz parte da programação em comemoração aos 247 anos da festividade.

Com um percurso de 6 quilômetros e mais de dez categorias, a Corrida de São Tiago contou com a participação de corredores de todos os níveis, idades, gênero e de vários lugares. A competição integra as políticas estabelecidas no Plano de Governo da gestão para o fortalecimento do lazer e da saúde física e mental.

"A Festa de São Tiago é uma comemoração super tradicional, de uma importância gigante para o povo amapaense. Então, a corrida vem ser uma peça para somar e agregar, porque às cinco da manhã estava terminando a programação cultural, e poucos minutos depois já começou a nossa atividade esportiva, dando um toque especial nessa festividade espetacular”, ressaltou Jeff Selva, coordenador da competição.

O corredor William Franck das Neves, de 29 anos, foi o primeiro a completar a prova em pouco mais de 23 minutos. O atleta conta que esta foi a primeira participação dele na Corrida de São Tiago.

"Pratico corrida de rua há cinco anos, mas essa é a minha primeira vez aqui em Mazagão. Estou muito feliz pelo resultado alcançado, ainda mais nessa prova que faz parte da programação da Festa de São Tiago, que é uma das maiores manifestações culturais e religiosas que temos”, destacou o corredor.

Ana Pantoja, de 56 anos, não conseguiu cruzar a linha de chegada em primeiro, mas conta que correr os 6 quilômetros da prova foi uma experiência incrível, que combinou esporte, cultura e religião.

"É uma satisfação imensa poder fazer parte dessa festa, poder correr e sentir toda essa energia que emana da festividade de São Tiago. Não cheguei em primeiro, mas só de estar aqui participando dessa corrida é uma vitória muito grande pra mim”, disse a competidora.

Sob a coordenação da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), a programação contou com pontos de hidratação, oferta de kits de alimentação e medalhas, além de troféus aos vencedores de cada categoria.

 

Tradição trazida da África

Trazida da África no século 18, a Festa de São Tiago remonta à fundação da Vila de Mazagão Velho pela Coroa Portuguesa, no ano de 1770.

Atualmente, a tradição movimenta a comunidade em 12 dias de programação, que inclui a parte religiosa, cultural, e atrações artísticas no balneário às margens do rio Mutuacá.

 

Por Kelison Neves

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL