Amapá Digital | Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024.
Inscrições iniciam nesta quinta-feira, 8, e seguem até segunda-feira, 12, exclusivamente pela internet.
O Governo do Estado publicou o edital para a seleção de atrações artísticas e culturais locais que vão se apresentar na 53ª Expofeira do Amapá, que será de 29 de agosto a 8 de setembro, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. As inscrições para as 512 vagas iniciam nesta quinta-feira, 8, a partir das 14h, e seguem até a próxima segunda-feira, 12, exclusivamente pela internet.
CONFIRA AQUI O EDITAL INSCREVA-SE AQUI
Serão selecionadas atrações locais que se apresentarão nos 11 dias de programação. Entre os segmentos contemplados, estão: música, teatro, dança, circo, literatura, cortejo artístico, artes visuais, grupos de batuque, marabaixo, zimba e sairé, capoeira, expressões culturais afro-brasileira, audiovisual, artesanato, hip-hop, melody, grupo de animação e cultura indígena.
"Mais uma vez, vamos valorizar e evidenciar os nossos artistas amapaenses na Expofeira, assim como acontece nos grandes eventos coordenados ou apoiados pelo Governo do Estado. A proposta é contemplar fazedores de cultura de todos os municípios, que terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos para o público nesse grande palco da economia criativa da cultura", destacou a secretária de Cultura do Amapá, Clícia Vieira Di Miceli.
Cada agente cultural poderá fazer apenas uma inscrição no certame. Artistas da Zona Rural de Macapá, da Região Metropolitana e de outros municípios, além do cachê, terão ajuda de custo para deslocamento até a capital.
De acordo com o cronograma, a análise técnica dos projetos inscritos será de 13 a 16 de agosto, com publicação do resultado preliminar no dia 16, e fase de recursos no dia 19.
Fundo Estadual de Cultura
O edital da 53ª Expofeira oferta 512 vagas para atrações com cachês e ajudas de custo que serão pagos por meio do Fundo Estadual de Cultura. O instrumento foi criado em 2017, para possibilitar o acesso à recursos financeiros, e regulamentado em 2022, mas sem itens importantes para sua efetivação. Para garantir o pleno funcionamento dele em 2024, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) revisou a regulamentação e atualizou com parâmetros da nova legislação amplamente adotada e divulgada pelo Ministério da Cultura.
"O que estamos fazendo é uma atualização necessária para o funcionamento não apenas do Fundo Estadual de Cultura, mas criando múltiplas possibilidades de uso de instrumentos criados através da nova regulamentação, que dialoga com as mais recentes concepções de gestão de políticas públicas da cultura, incluindo instrumentos que desburocratizam os procedimentos", pontuou a secretária de Cultura.
O Fundo tem a possibilidade de diversas fontes de recursos, portanto, além dos previstos na Lei Orçamentária Anual, outros investimentos podem ser alocados para que sejam executados de forma mais célere. É o que acontece com o edital de Chamada Pública para Seleção de Atrações Artísticas da Expofeira, que tem recursos e será executado por meio do Fundo.
Expofeira do Amapá
A estrutura da 52ª Expofeira, que em 2023 movimentou mais de R$ 5,7 milhões em vendas e gerou cerca de R$ 500 milhões em negócios, foi restaurada. Além disso, foi ampliada em 20% a área para exposições, que alocam empreendedores locais e empresas de fora do estado. Ao todo, serão 40 mil metros quadrados de área coberta.
A feira terá, ainda, 50 mil metros quadrados de área para esportes radicais, 3 mil vagas de estacionamento para carros, 1 mil vagas para motocicletas, além de 80 lotes de animais para exposição e comercialização.
Por Gabriel Penha
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL