Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Marcus Rodrigo integrou o festival esportivo da feira no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.
A 53ª Expofeira do Amapá tem sido um importante espaço de inclusão e diversidade. Na programação esportiva, foi promovido um torneio de basquete em cadeira de rodas, que ofereceu ao público a oportunidade de conhecer a modalidade adaptada e se inspirar nas histórias dos atletas.
Para o auxiliar administrativo Marcus Rodrigo, de 40 anos, o basquete adaptado é mais do que apenas um esporte, é um meio de mudar a vida. Ele também destaca a importância da presença da modalidade na programação da 53ª Expofeira do Amapá.
"Estar aqui na Expofeira é um privilégio porque permite que mais pessoas conheçam o esporte e entendam seu impacto. Pelo segundo ano, a Expofeira surpreende por pensar em todos os públicos, inclusive os deficientes físicos e encanta a todos nós, oferecendo uma experiência nova a cada edição", destacou o atleta, que também pratica vôlei sentado e o handebol de cadeira de rodas.
Time de basquete em cadeiras de rodas participou do festival esportivo da 53ª Expofeira do AmapáFoto: Breno Pantoja
O coordenador da Associação dos Deficientes Físicos do Amapá (ADFAP), Rogério Santos, de 58 anos, explica que o basquete adaptado não difere muito do convencional; e que a principal diferença é que os jogadores estão em cadeiras de rodas.
“As regras do basquete convencional são praticamente as mesmas para o adaptado. O que muda é que estamos sentados em uma cadeira de rodas, mas a mecânica do jogo, a pontuação, o tempo da partida são os mesmos", pontuou Santos.
Rogério Santos, coordenador da Associação dos Deficientes Físicos do AmapáFoto: Breno Pantoja
Ele também mencionou a importância de eventos como a Expofeira para divulgar o esporte e incentivar pessoas com deficiência a se envolverem.
"Essa modalidade é especial porque ela dá à pessoa com deficiência a chance de desenvolver várias outras habilidades. Quero agradecer ao Governo do Estado por mais essa oportunidade num evento tão grandioso como a Expofeira", concluiu o atleta.
A presença do basquete em cadeira de rodas na 53ª Expofeira é uma ótima oportunidade para aumentar a conscientização sobre o esporte e a inclusão. O festival é coordenado pela Secretaria do Desporto e Lazer (Sedel).
Por Breno Pantoja
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL