53ª Expofeira

É do Amapá! Medalhista paralímpica Wanna Brito é ovacionada pelo público no último dia da 53ª Expofeira


Paratleta é prata nos Jogos Paralímpicos 2024 de Paris e subiu no palco da Arena Rio Amazonas para celebrar sua vitória junto aos amapaenses.


“Ela merece! Ela merece!”. Em uníssono, a Arena Rio Amazonas ecoou com as vozes do Amapá, durante o encerramento da 53ª Expofeira, no domingo, 8, em reconhecimento à conquista da medalha de prata nos Jogos Paralímpicos 2024, pela amapaense Wanna Brito, de 28 anos, em Paris (FRA). Um vídeo em sua homenagem foi exibido durante o show gratuito da cantora Letícia Auolly.

Na “Noite do Amapá”, Wanna teve sua trajetória de garra, perseverança e superação destacada como um símbolo de orgulho para o povo amapaense. Ela é a primeira paratleta do estado a participar da maior competição do paradesporto mundial. Em sua estreia, conquistou a segunda colocação no arremesso de peso F32, com a marca de 7,89 metros, na última quarta-feira, 4. 

Medalhista paralímpica Wanna BritoMedalhista paralímpica Wanna BritoFoto: Jhon Martins/GEA"Sou muito grata pelo carinho, pela torcida e atenção. Quero agradecer especialmente ao Governo do Amapá por essa parceria incrível, que acreditou no meu trabalho como atleta. Agradeço a todos que vibraram e viveram essa vitória comigo", declarou Wanna emocionada durante a homenagem.

Além da medalha paralímpica, Wanna Brito é recordista mundial no arremesso de peso F32 e no lançamento de club F32, modalidades do atletismo para competidores com transtornos de movimento de alto grau em todo o tronco e em ambos os braços e pernas. Os competidores arremessam sentados e com uma das mãos apoiadas no equipamento.

Público, em coro, celebrou a vitória de Wanna BritoPúblico, em coro, celebrou a vitória de Wanna BritoFoto: Jhon Martins/GEA

Conheça a atleta

Wanna nasceu em 12 de julho de 1996, em Macapá. Diagnosticada com paralisia cerebral desde que nasceu, ela já foi modelo e é graduada em fisioterapia. Em 2018, entrou no mundo dos esportes através da natação e, em 2019, migrou para o atletismo com o incentivo do técnico Marlon Gomes no projeto de extensão "Inclusão social: esporte e práticas corporais para pessoas com deficiência", da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Universidade Federal do Amapá (Unifap) e da Federação de Atletismo do Amapá.

Dona de diversas conquistas, a atleta venceu sua primeira competição profissional em 2020 e despontou no cenário paralímpico nacional após participar do Meeting Paralímpico Macapá 2022. Entre as conquistas recentes, Wanna Brito alcançou ouro no arremesso de peso e no lançamento de club no Mundial de Kobe 2024.

Por Amanda Ísis

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL