Inverno

Da parede aos detalhes: 5 maneiras de tornar seu lar mais confortável no inverno


Apostar em tecidos quentes e escolher uma paleta aconchegante estão entre as dicas


À medida que o inverno se instala, é comum que as temperaturas diminuam significativamente em muitas cidades. Embora essa mudança seja esperada, é essencial tomar medidas para estar sempre agasalhado adequadamente e assegurar o conforto térmico tanto fora quanto dentro de casa.

Com as temperaturas mais baixas, passamos mais tempo em casa e, com isso, surgem ideias para tornar o ambiente mais confortável e acolhedor. Aproveite este momento para pensar na renovação dos cômodos, seja procurando por tintas em promoção, seja escolhendo novos itens decorativos.

A seguir, apresentamos 5 maneiras de deixar seu lar mais aconchegante no inverno, desde a renovação das paredes até os detalhes que fazem a diferença! 

Aposte nos tecidos quentes

Quando o inverno chega, uma das primeiras preocupações das pessoas é garantir que terão roupas e cobertores quentinhos para se aquecer. Essas escolhas, entretanto, não precisam ficar contidas no vestuário ou nos itens de cama, mesa e banho. É possível ampliar o horizonte na decoração da sua casa.

Uma das dicas é cobrir o sofá com capas, mantas ou xales confeccionados em um tecido quente. Almofadas e travesseiros também são uma boa pedida para quem gosta de aproveitar o espaço para deitar e passar longos minutos. Independente da escolha, esses itens te ajudarão a se manter mais quente e confortável. 

Escolha uma paleta de cores aconchegante

Apesar de não aquecerem o ambiente em si, as cores são capazes de despertar sensações em quem passa por ele. Um exemplo disso são as associações mentais que fazemos de forma inconsciente. Quando se fala de azul, por exemplo, a maioria das pessoas remete o tom ao frio, assim como o branco.

O mesmo acontece ao contrário: o vermelho e o laranja, por exemplo, passam a sensação de calor. Para deixar a casa mais aconchegante e confortável para o inverno, a dica é apostar em uma paleta de tons mais quentes e fechados, que colaboram para essas sensações. 

Prefira uma iluminação mais suave

A iluminação também é um ponto muito importante para garantir uma atmosfera mais aconchegante, que combine com a estação. Pontos de luz mais claros e intensos costumam despertar a sensação de calor, tanto pelo próprio calor liberado por alguns tipos de iluminação quanto pelas associações inconscientes.

A recomendação é que iluminações mais discretas e indiretas sejam priorizadas. Você pode fazer isso trocando as lâmpadas por modelos de menor intensidade ou adicionando iluminações mais brandas em pontos estratégicos com a ajuda de luminárias.

Invista em aquecedores

Alguns itens podem ajudar a deixar sua casa mais aconchegante e com um aspecto mais quentinho. Mas quando a frente fria chega de verdade, há dias em que parece que nada é suficiente. Nesses momentos, os aquecedores são a melhor opção para aumentar o conforto do ambiente.

Em versões de diferentes tamanhos, modelos, potências e preços, eles funcionam de forma similar ao ar-condicionado usado no verão. Entretanto, ao invés de baixar a temperatura, ele deixa o ambiente mais quente, como o próprio nome do aparelho indica.

Não se esqueça dos detalhes

Você já ouviu a frase que diz “a diferença está nos detalhes”? Ela faz muito sentido quando pensamos no universo da decoração e do design de interiores. São pequenas escolhas que transformam um ambiente em um local mais acolhedor, aconchegante e que carrega consigo parte da personalidade de quem vive naquele lugar.

Isso não muda quando focamos no inverno. Você pode apostar em detalhes como tapetes felpudos, velas aromáticas e painéis de tecido para manter a atmosfera desejada. Não existe uma regra, o importante é manter o foco, trabalhar nos detalhes e explorar a criatividade.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL