Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Destinado a estudantes com idades entre 17 e 29 anos, o programa atendeu jovens de três municípios do estado.
O Governo do Amapá, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AP), celebrou a formatura de 150 alunos do programa Jovem Descolado, no Cine Teatro Silvio Romero, em Santana. O momento, no sábado, 14, marcou a conclusão de uma jornada de formação voltada à inserção de jovens no empreendedorismo e no mercado de trabalho.
Destinado a estudantes com idades entre 17 e 29 anos, o programa atendeu, durante a quarta edição, cerca de 450 alunos nos municípios de Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari. O projeto, iniciado em julho, oferece uma trilha de aprendizado que abrange modelos de negócios, desenvolvimento de características socioemocionais e comportamentos empreendedores, além de capacitação em liderança e comunicação.
Cerca de 450 alunos nos municípios de Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari passaram pela formação - Foto: Jorge Júnior/GEA
“Nós sabemos que o Amapá está em plano de desenvolvimento econômico, e não podemos excluir a nossa juventude, que tem todo um potencial para empreender, esse momento é fundamental porque a gente entrega jovens com mentes empreendedoras que vão ajudar a contribuir com essa mudança de realidade do nosso estado”, destacou a secretária Extraordinária de Políticas para a Juventude, Priscila Magno.
Entre os jovens formados está Alex Matheus, de 22 anos, que participou do curso no período vespertino. Ele conta que desde muito novo trabalhou com marketing digital e sempre teve interesse na área de empreendedorismo, e com o curso pôde desenvolver melhor suas habilidades empreendedoras e como desenvolver um modelo de negócios.
Alex Matheus, de 22 anos - Foto: Jorge Júnior/GEA
“Os módulos sobre liderança e comunicação me ajudaram a ter mais confiança e a entender melhor o papel de um empreendedor. Foi uma experiência incrível, que me capacitou para colocar em prática o que sempre sonhei”, ressaltou Matheus.
A coordenadora de turma Suellen Silva, de 29 anos, destaca que muitos de seus colegas de turma deixaram de ser introvertidos e ganharam confiança ao longo do curso. Ela conta ainda que entre todos os cursos de capacitação que já fez, o Jovem Descolado mudou sua forma de enxergar o mercado de trabalho.
Coordenadora de turma Suellen Silva, de 29 anos - Foto: Jorge Júnior/GEA
“Ver a evolução desses jovens é muito gratificante. Muitos chegam com receios, sem ter uma noção clara de como se expressar, mas ao longo do curso, a mudança é visível. Eles ganham confiança, aprendem a liderar e a se comunicar de forma clara, além de desenvolverem um olhar empreendedor.
Jovem Descolado
O Jovem Descolado acontece em parceria com o Sebrae, coordenado em conjunto com a Secretaria de Estado da Assistência Social e a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude. A formatura oficializou a entrega de certificados e, ainda em setembro, haverá um balcão de oportunidades para apresentar os jovens descolados para empresas parceiras.
Desenvolvido desde 2017, o programa já ofereceu capacitação empreendedora para mais de 1,5 mil jovens de 5 municípios. No projeto, os inscritos têm acompanhamento psicossocial, é trabalhada a visão empreendedora, as emoções e comportamento, buscando mudar as vidas dos jovens.
Por Mikhael Santos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL