Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
São 280 inscritas para oito cursos como costura sob medida, modelista, recursos humanos, modelista, informática básica, mecânica de moto e de motor de poupa.
Como parte da iniciativa de capacitação profissional, o Governo do Amapá e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realizam o “Mulheres Mais Qualificadas”, com oferta de cursos profissionalizantes gratuitos para as mulheres, em Macapá.
Dão 280 inscritas para oito cursos como costura sob medida, modelista, recursos humanos, modelista, informática básica, mecânica de moto e de motor de poupa. As aulas são parte do termo de cooperação entre a Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres (Sepm) com o Senai.
Cristina Oliveira, assessora técnica da Sepm - Foto: Israel Cardoso/GEA“O ‘Mulh
eres Mais Qualificadas’ vai além da formação profissional. Ele oferece uma oportunidade de transformação de vidas, de fortalecimento da autoestima e de independência financeira. Queremos garantir que as mulheres amapaenses tenham as ferramentas necessárias para alcançar seus objetivos no mercado de trabalho e na vida pessoal”, afirmou a assessora técnica da Sepm, Cristina Oliveira. Entre as alunas, a Selenita brito, de 38 anos, faz parte da Associação Apouva, uma entidade representativa para pacientes oncológicos, e está fazendo parte do curso de costura sob medida, aperfeiçoando suas técnicas para confecção de perucas para os portadores de câncer.
Selenita Brito, de 38 anos - Foto: Israel Cardoso/GEA
“O curso tem nos trazido conhecimentos do qual nós ainda não tínhamos. É importante para o nosso financeiro, até mesmo para o nosso currículo em questão de trabalho. Podemos trabalhar em casa, crescer com esse trabalho, crescer com costura, com conhecimento e levar adiante e passar para outras pessoas”, destacou Selenita.
Para a dona de casa Raimunda Edna, de 62 anos, o curso representa uma oportunidade valiosa para conquistar sua autonomia financeira.
“Sempre sonhei em aprender algo que me permitisse trabalhar por conta própria. Com esse curso, vejo a chance de poder gerar minha própria renda, porque devido a minha idade dificilmente consigo oportunidades de empregos. É uma oportunidade que veio na hora certa”, comentou Raimunda.
Por Mikhael Santos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL