Amapá Digital | Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024.
Mulheres tiveram acesso a serviços de triagem, avaliação médica com clínico geral, agendamento para exames de mamografia, atendimentos psicológicos e consultas com nutricionistas.
Para valorizar a vida, conscientizar e incentivar o cuidado com a saúde feminina, o Governo do Amapá levou nesta sexta-feira, 11, serviços gratuitos de saúde para moradoras do Residencial Miracema, na Escola Estadual Prof° Carlos Alberto Viana Marques, na Zona Norte de Macapá. A ação faz parte da campanha alusiva ao “Outubro Rosa”, que visa reforçar o combate e prevenção ao câncer de mama.
As mulheres que participaram da ação tiveram acesso a uma série de atendimentos, incluindo triagem, avaliação médica com clínico geral, agendamento para exames de mamografia, além de atendimentos psicológicos e consultas com nutricionistas. Também foram distribuídos kits de higiene bucal como parte do programa “Mais Sorrisos”, que visa melhorar a saúde bucal da população.
Técnica da Saúde da Mulher da Sesa, Rosa Natalia Muniz - Foto: Lidiane Lima/GEA
“Muitas vezes o acesso aos cuidados preventivos é um desafio para as mulheres que vivem em áreas mais distantes ou em situação de vulnerabilidade. Com essa ação, conseguimos reduzir essas barreiras e oferecer serviços essenciais como mamografias e orientações de saúde de forma gratuita", explicou a técnica da Saúde da Mulher da Sesa, Rosa Natalia Muniz.
Entre as beneficiadas, a professora de educação física Débora Dias, de 25 anos, destacou a relevância da ação para as mulheres da comunidade. Ela ressaltou que a ação facilitou o acesso à saúde, por ela morar distante de uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
“Algumas pessoas não têm condições de se deslocar, então o Governo do Estado tem esse olhar mais delicado, de pensar nessas pessoas, é muito importante. Eu vou me consultar com o clínico geral, é uma consulta que parece simples, mas eu estou tentando há muito tempo, porque a UBS mais perto daqui é no Infraero 2, e hoje eu vou conseguir a consulta de uma forma rápida, uma forma simples e eficiente”, destaca Débora.
Professora de educação física e moradora do Miracema, Débora Dias, de 25 anos - Foto: Lidiane Lima/GEA
A iniciativa, coordenada pelas secretarias de Estado de Saúde (Sesa) e da Habitação (Sehab), oportuniza que mulheres tenham acesso a serviços de saúde importantes. No sábado, 26, os atendimentos ocorrerão nos residenciais Macapaba, também na Zona Norte, e Vila dos Oliveiras, na Zona Sul, das 8h às 12h30.
Coordenador do Plantão Social do Miracema, Max Almeida - Foto: Lidiane Lima/GEA
"Nosso objetivo com essa campanha é proporcionar uma maior conscientização sobre a prevenção ao câncer de mama e outros cuidados essenciais para a saúde da mulher. Ao oferecermos exames como a mamografia e consultas com especialistas, estamos incentivando que as mulheres cuidem da própria saúde e busquem o diagnóstico precoce, que é crucial", afirmou o coordenador do Plantão Social do Miracema, Max Almeida.
Outubro Rosa
Além da programação nos residenciais, o Governo do Amapá oferta diariamente, em livre demanda, exames de mamografia no Hospital de Clínicas Dr. Alberto Lima (Hcal) para mulheres de 40 a 69 anos. As agendas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, até o máximo de 20 por dia, e os resultados impressos são disponibilizados em até 48 horas úteis após a realização do procedimento.
Por Mikhael Santos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL