Saúde

Profissionais de saúde da rede pública recebem vacinação contra doenças em ação no Amapá


Iniciativa desta terça-feira, 15, teve como público-alvo trabalhadores do Hospital Universitário (HU), em Macapá.


O Governo do Amapá tem reforçado a imunização de médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais da saúde que atuam na rede pública estadual, disponibilizando no próprio ambiente de trabalho as vacinas contra a Influenza, Covid-19, Hepatite B, Tríplice Viral, Meningite e HPV.

Nesta terça-feira, 15, foi a vez dos trabalhadores do Hospital Universitário (HU), receberem as vacinas. A ação busca garantir que os profissionais que atuam na linha de frente da saúde estejam adequadamente vacinados, especialmente aqueles que trabalham em ambientes hospitalares. A iniciativa ocorre desde o início de setembro.

Esquema vacinal é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS)Esquema vacinal é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) - Foto: Mônica Silva/SVS

A ação também atendeu colaboradores do hospital que atuam em diversas áreas, como limpeza e setor administrativo. O esquema vacinal é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

“Esses profissionais fazem parte dos grupos prioritários porque trabalham em locais que são porta de entrada desses vírus e ficam expostos diariamente, por isso a necessidade de imunizá-los", pontuou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

Luciane Alves Ribeiro, de 34 anos

Luciane Alves Ribeiro, de 34 anos - Foto: Mônica Silva/SVS

Luciane Alves Ribeiro, de 34 anos, é servente hospital e comentou que a iniciativa garantiu a ela a atualização da caderneta de vacina.

“Achei muito importante esse momento para os colaboradores que nem sempre tem tempo para cuidar da saúde e hoje me vacinei sem ter que deixar meu trabalho”, destacou Luciane.

Parte da equipe médica do hospital, a enfermeira Ana Clara, de 32 anos, ciente dos cuidados que deve ter devido aos riscos, aproveitou a oportunidade de se vacinar.

“A gente sabe que essa exposição diária nos deixa exposto a doenças e por esse motivo devemos reforçar a imunização e manter a caderneta sempre atualizada para estarmos sempre saudáveis”, ressaltou a enfermeira.

Ana Clara, de 32 anos, tomou todas as vacinas disponiveis na açãoAna Clara, de 32 anos, tomou todas as vacinas disponiveis na ação - Foto: Mônica Silva/SVS

Vacinação

A principal forma de combater o vírus e evitar as complicações graves da doença é a vacina. Além da ação direcionada, o Governo do Amapá também reforça, até 26 de outubro, a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da influenza, com as ações de mobilização para a vacinação contra o vírus, conforme o calendário estabelecido pelo Ministério da Saúde. O ponto alto da será no Dia “D”, marcado para o próximo sábado, 19.

Por Mônica Silva

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL