Amapá Digital | Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024.
As órteses e próteses fazem parte da assistência continuada ofertada para usuários acompanhados pelo no Creap. Aparelhos promovem melhor qualidade de vida e mobilidade física.
O Governo do Estado entregou equipamentos para ampliar os atendimentos ofertados pelo programa Reabilita Amapá, do Centro de Reabilitação (Creap). A iniciativa integra o Plano de gestão que estabelece a saúde como prioridade em diversas áreas, promovendo qualidade de vida e assistência em saúde aos pacientes com deficiências físicas e mobilidade reduzida.
Foram mais de 35 aparelhos, entre órteses, próteses, calçados para compensação de diferença dos membros inferiores e colete para correção de desvio da coluna. De janeiro até setembro de 2024, já foram entregues 668 equipamentos que auxiliam no dia a dia de pessoas com a necessidade de uso.
Enéias Velentin, gerente de Clínica, Órtese e Próteses - Foto: Gabriel Maciel/Sesa
"É uma melhora significativa para os usuários cadastrados no Creap. Nós fazemos todo o acompanhamento e os aparelhos são feitos sob medida, de acordo com as características dos pacientes. Mesmo após a entrega dos equipamentos, todos são acompanhados até a adaptação integral", enfatizou gerente de Clínica, Órtese e Próteses, Enéias Valentin.
As órteses são dispositivos que auxiliam a função de uma parte do corpo, sem a substituir. Já as próteses são aparelhos que substituem total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido, tendo a missão de replicar ou restaurar a função de uma parte ausente, ou comprometida.
Além do programa "Reabilita Amapá", que promove a inclusão e melhoria de qualidade de vida de pessoas, com distribuição de equipamentos de mobilidade aos pacientes atendidos pelo Creap, o Governo do Estado está finalizando as obras de construção da primeira Oficina Ortopédica do Amapá, que vai realizar a dispensação, confecção, adaptação e manutenção de órteses e próteses com menor custo material e operacional.
Por Paolla Gualberto
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL