Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Iniciativa realizada em parceria do Governo do Estado com o Instituto Brasileiro Cultural (IBC) contempla 100 crianças de Macapá.
O Governo do Amapá lançou no sábado, 26, o projeto “Roda do Bem”, uma iniciativa cultural e educativa que contempla 100 crianças com aulas de capoeira. O projeto realizado em parceria com o Instituto Brasileiro Cultural (IBC) atende Macapá e a área quilombola Porto do Céu, na Zona Rural da capital.
Durante a cerimônia de abertura, no Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciodes), que marcou o início das atividades do projeto, as crianças receberam os kits de uniformes que serão usados nas aulas. O “Roda do Bem” tem duração prevista de um ano, buscando com a capoeira promover direcionamentos socioeducativos que envolvam os participantes e desenvolvam uma consciência cidadã.
Secretário adjunto Marko Scaliso - Foto: Lidiane Lima/GEA
“O governador Clécio Luís sempre fala que nós devemos investir em projetos sociais, então no decorrer do ano passado buscamos fortalecer essa ideia com projetos como o Música na Comunidade, Tatame da Cidadania e agora surgiu essa possibilidade de nós realizarmos o Roda do Bem. A Secretaria de Segurança Pública, entende que você combate o crime organizado em vários viés e os projetos sociais são uma forma de realizar isso, evitando que as nossas crianças sejam factadas cada vez antes pelo mundo do crime”, destacou o secretário adjunto de Segurança Pública do Amapá (Sejusp), Marko Scaliso.
Euricélia Cardoso, responsável pelo Instituto Brasileiro Cultural, comemorou a parceria firmada da cooperação entre o IBC e a Sejusp, ressaltando que este é o segundo projeto aprovado pelo Governo Federal no Amapá.
“Nós já estamos presente há seis anos aqui no Amapá e o projeto Roda do Bem é o segundo projeto nosso aprovado através da Lei de Incentivo ao Esporte e para gente hoje é um momento de muita emoção, de muita alegria, poder colocar em prática esse projeto. É uma honra enorme poder estar aqui celebrando esse momento, e também agradeço ao Governo do Estado por essa parceria, que já desempenha um papel fundamental nesse sentido de transformar, por meio dos projetos sociais, a vida da das crianças”, celebrou Euricélia.
Euricélia Cardoso, responsável pelo Instituto Brasileiro Cultural - Foto: Lidiane Lima/GEA
O Roda do Bem contempla 100 crianças em Macapá, sendo 50 no polo do Ciodes e 50 na região quilombola de Porto do Céu. A agricultora, Marias das Dores, de 42, presidente da associação de moradores do quilombo São José do Matapi, no Porto do Céu, celebrou a chegada do projeto para a comunidade como uma oportunidade para os jovens e crianças por meio do esporte.
“A chegada do projeto significa muito para a comunidade, e vai trazer muitos benefícios, fazer com que as crianças não se afastem da boa conduta e atualmente a gente não tem nenhum incentivo para as nossas crianças continuarem na escola, tirando boas notas e aí esse projeto vem trazer para essas crianças disciplina e comprometimento, é o que esperamos” finalizou a agricultora.
Por Thaysa Ruane
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL