Amapá Digital | Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024.
No evento, que irá reunir lideranças de comunidades tituladas e certificadas do Estado, ocorrerá o lançamento do projeto Amapá Quilombola, no Quilombo do Rosa, Zona Rural da capital.
Lideranças e representantes de mais de 40 comunidades remanescentes tituladas e certificadas no Amapá irão se reunir na 1ª edição do “Encontro dos Quilombos”, de 7 a 9 de novembro. A iniciativa, realizada no Quilombo do Rosa, na Zona Rural de Macapá, busca debater ações e políticas públicas de igualdade racial realizadas pelo Governo do Estado.
O encontro marca o lançamento do projeto Amapá Quilombola, que passa a integrar o programa Amapá Afro, política de Estado que prevê ações permanentes para populações negras, quilombolas do Amapá para garantir a igualdade racial em setores como educação, cultura, saúde, habitação, infraestrutura e saneamento básico.
Na abertura da programação, na sexta-feira, 8, acontece a entrega ao nível estadual do título definitivo de posse de terras pelo governador Clécio Luís e o senador Randolfe Rodrigues para o Quilombo do Rosa. O título foi oficializado em 20 de setembro pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no Maranhão.
Durante a programação ocorrerá a entrega ao nível estadual do título definitivo de posse de terras para o Quilombo do Rosa - Foto: Gabriel Penha/Arquivo Secom GEA
O evento, realizado pela Fundação Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo), conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e da deputada estadual Dayse Marques.
“Iniciamos o Mês da Consciência Negra com esse grande evento, que irá reunir lideranças das comunidades tradicionais e promover o debate sobre temas que irão nortear a formulação e execução mais assertivas de ações e políticas públicas de igualdade racial e para o fortalecimento dos nossos quilombos. Esse diálogo é importante e deve ser constante. Esse é o entendimento do Governo do Estado e uma orientação constante do governador Clécio Luís”, ressalta a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.
Durante o encontro ocorrerão painéis temáticos com palestras e debates sobre temas como: “Quilombolas do Amapá: a luta por efetivação de direitos frente ao atual cenário político no Brasil”; “Direitos territoriais quilombolas: legalidade, coletividade e saberes que devemos proteger”; e “Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas”.
Confira a programação completa:
Quinta-feira, 7 de novembro
Sexta-feira, 8 de novembro
Sábado, 9 de novembro
Por Gabriel Penha
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL