Turismo

Governo do Amapá apoia e incentiva 1º Festival Gastronômico de Ferreira Gomes


Programação atrai público neste fim de semana com exposições de artesanato, venda de alimentos, souvenir e apresentações culturais.


O município de Ferreira Gomes atraiu moradores e visitantes neste fim de semana para o 1º Festival Sabores, que reúne a gastronomia da região, com feira de artesanato e atrações culturais. A programação, que iniciou na sexta-feira, 1º, conta com o apoio do Governo do Amapá e segue até domingo, 3. 

O evento busca promover a história, cultura e sabores do município, que é uma referência em belezas naturais às margens do rio Araguari. Segundo a secretária de Turismo do Amapá, Syntia Lamarão, a programação movimenta diversos setores econômicos.

Secretária de Turismo, Syntia Lamarão

Secretária de Turismo, Syntia Lamarão - Foto: Divulgação

“O desenvolvimento do turismo no estado faz parte do plano de governo da gestão, e é através de programações como essa do 1º Festival Gastronômico que nós podemos fomentar e movimentar atividades turísticas. A gastronomia típica, hotelaria acolhedora e riquezas naturais impulsionam o turismo”, destacou a secretária.  

Para a proprietária do "Quiosque do Chef", Márcia Soares, de 48 anos, o festival ajuda a trazer mais oportunidades de trabalho e renda aos produtores da região, além de proporcionar um momento de lazer para a comunidade. 

Empreendedora Márcia Soares, de 48 anos

Empreendedora Márcia Soares, de 48 anos - Foto: Nayana Magalhães/GEA

“Hoje estamos muito felizes, o sentimento é de gratidão ao governador Clécio, que com muita sensibilidade atendeu nosso pedido para ajudar a desenvolver o município. Esse projeto foi sonhado há muitos anos e hoje está sendo realizado”, celebrou a empreendedora.

Mais de 40 produtores de Ferreira Gomes e de municípios próximos, como Tartarugalzinho, Porto Grande, Serra do Navio e Pedra Branca do Amapari, estão presentes nos três dias de evento, expondo e comercializando produtos. 

Risoto de camarão foi um dos pratos apresentados no festivalRisoto de camarão foi um dos pratos apresentados no festival - Foto: Nayane Magalhães/GEA

Durante a programação, os visitantes podem participar de aulões gastronômicos com chefs amapaenses que apresentam criações a base de ingredientes regionais. No primeiro dia, o renomado chef, Manoel Maciel, apresentou um risoto de camarão ao vivo, explicando o passo a passo da receita.  

Chef amapaense, Manoel Maciel

Chef amapaense, Manoel Maciel - Foto: Divulgação

“É uma grande alegria poder participar de eventos como esse, que ajudam a mostrar as potencialidades que nosso estado tem na gastronomia. Trazer uma aula show ajudará a agregar sabor, cor aos pratos feitos nos restaurantes ou casa mesmo, e é o que eu amo fazer. Hoje trouxe o carro chefe do meu empreendimento, o risoto de camarão, mas que também pode ser feito com produtos mais acessíveis como frango e carne.

O prefeito do município de Ferreira Gomes, Divino Rocha, comemorou os três dias de evento, que devem movimentar a economia local. 

“Quero agradecer ao governador Clécio por ter esse olhar municipalista e apoiar os eventos que ajudam a desenvolver a economia. Além de Ferreira Gomes, o festival também conta com a participação de outros municípios próximos. É importante que as pessoas vejam as potencialidades do nosso município e se sintam acolhidas, desfrutem da nossa culinária, conheçam nossa hospedagem e nosso rio Araguari", destacou o prefeito.

Banda Vingadores do Brega foi atração do 1º diaBanda Vingadores do Brega foi atração do 1º dia - Foto: Nayana Magalhães/GEA

Foto: Nayana Magalhães/GEAA primeira noite da programação contou ainda com apresentações culturais com a participação do DJ Arizinho e da banda Vingadores do Brega. E neste sábado, 2, o festival continua a partir das 19h, com aula show, exposições de produtos, atrações culturais e muitas delicias gastronômicas. 

O evento 1º Festival Sabores de Ferreira Gomes conta com a parceria da Secretaria de Estado do Turismo do Amapá (Setur), deputado R. Nelson, Prefeitura Municipal e do Instituto Inorte.

Por Amelline de Queiroz

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL