Prevenção

Governo do Amapá orienta sobre cuidados com a saúde durante a estiagem e queimadas no estado


Superintendência de Vigilância em Saúde intensificou ações educativas e distribuição de hipoclorito de sódio à população.


Com a chegada do período de estiagem e o aumento das queimadas, o Governo do Amapá vem reforçando as orientações à população sobre os cuidados necessários para preservar a saúde. A baixa umidade do ar e a fumaça aumentam o risco de doenças respiratórias, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

Outro agravante nesse período de estiagem é escassez de água tratada devido a baixa no nível dos rios, o que tem influenciado na qualidade do produto consumido pelos moradores. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) fortaleceu o monitorando das áreas mais afetadas, capacitando profissionais e intensificando as ações educativas nas escolas.

"Nós estamos com várias frentes de trabalho nos municípios, a assistência nas áreas mais afetadas é nossa prioridade, mas também precisamos que a população nos ajude adotando medidas preventivas para evitar complicações de saúde e até os focos de incêndios", pontuou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

Baixa no nível dos rios tem provocado escassez de água potável Baixa no nível dos rios tem provocado escassez de água potável - Foto: Mônica Silva/SVS

A SVS orienta ainda que a população evite atividades que possam causar fogueiras, jogos com fogo, que mantenha limpo o entorno de residências e comunidades, e verifique regularmente as condições dos equipamentos elétricos.

Evitar a exposição prolongada ao sol e ao calor, manter-se hidratado frequentemente e ingerir somente água potável são alguns dos cuidados recomendados para proteger a saúde. Durante as queimadas, janelas e portam devem ficar fechadas para evitar a entrada da fumaça.

Distribuição de hipoclorito de sódio

Hipoclorito de sódio é distribuído para a população

Hipoclorito de sódio é distribuído para a população - Foto: Mônica Silva/SVS

Outra medida tomada pelo governo para garantir água tratada à população foi a distribuição de hipoclorito de sódio para os 16 municípios. O produto é utilizado para purificar a água para consumo humano.

Deve-se pingar de duas a quatro gotas de solução de hipoclorito com concentração entre 2,0% a 2,5% para cada 1 litro de água, deixar por 30 minutos em um recipiente fechado e depois utilizá-la para consumo.

Por Mônica Silva

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL