Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Evento é realizado em todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer o debate sobre o diagnóstico precoce para um tratamento efetivo.
O Governo do Estado realizou nesta quinta-feira, 7, um encontro de especialistas da odontologia, pelo ‘Dia D de Prevenção ao Câncer de Boca’, evento nacional que busca promover debates sobre as políticas de atenção em saúde para os pacientes acometidos pela doença e reforçar a importância do diagnóstico precoce.
O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), contou com discussão de casos clínicos, palestras e capacitações para os profissionais sobre o encaminhamento correto e a identificação de lesões suspeitas e potencialmente malignas.
“Atuar e realizar ações efetivas em saúde bucal é um compromisso do Governo do Estado. É um evento importante, em que podemos discutir estratégias, capacitar nossos profissionais e trabalhar pelo fortalecimento da rede de atenção odontológica na região”, pontuou a cirurgiã dentista e primeira dama do Amapá, Priscilla Flores.
Cirurgiã dentista e primeira dama do Amapá, Priscilla Flores, reforçou o fortalecimento de políticas de atenção à saúde bucal - Foto: Gabriel Maciel/Sesa
A programação contou com a participação de cirurgiões-dentistas, acadêmicos de odontologia e demais profissionais, que debateram sobre os fluxos de atendimento e os procedimentos envolvidos no diagnóstico e tratamento do câncer bucal no estado.
“Um dos nossos eixos principais de atuação é a educação permanente em saúde, então é um evento que destaca esse ponto e promove a interlocução entre os profissionais. Além disso, o espaço nos permite falar sobre os serviços que já executamos dentro da rede de cuidados ao paciente com câncer de boca”, destacou o coordenador estadual de Saúde Bucal, Daniel Moraes.
Coordenador estadual de Saúde Bucal, Daniel Moraes - Foto: Gabriel Maciel/Sesa
De acordo com um dos palestrantes do evento, o estomatologista e secretário adjunto de Saúde Pública da Prefeitura de Praia Grande, Yuri Kalinin, é necessário que as discussões sobre a detecção e o diagnóstico precoce do câncer de boca sejam ampliadas em todo o Brasil.
“A realidade de cada estado é diferente, mas nas convergências podemos trocar experiências e efetivar uma linha de cuidados exitosa relacionada ao câncer bucal. A prevenção é fundamental para reduzirmos mortalidade e melhorar a qualidade de vida do cidadão”, enfatizou Kalinin.
Estomatologista e secretário adjunto de Saúde Pública da Prefeitura de Praia Grande, Yuri Kalinin - Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Política de assistência estomatológica
Lançado em setembro de 2023 pelo Governo do Amapá, o aplicativo “Tele-estomatologia Amapá” consiste em realizar avaliações e consultas remotamente, utilizando a tecnologia para conectar profissionais de saúde bucal e pacientes de todo o Amapá, construindo uma rede de diagnóstico e tratamento do câncer de boca.
Por Paolla Gualberto
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL