Esgrima

Jovane Guissone, Mônica Santos e Rayssa Veras brilham na Copa Brasil de Paraesgrima com duas medalhas de ouro


Atletas da Seleção Brasileira se destacam no movimentado dia de disputas em Campinas, com 13 provas de três competições


A esgrima brasileira teve um dia bem movimentado nesta sexta-feira (8). Foram 13 provas de três competições diferentes – Campeonato Brasileiro de Veteranos, Copa Brasil de Paraesgrima e Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 – nas pistas da Faculdade de Educação Física da Unicamp, em Campinas (SP). Destaque para Jovane Guissone (Paulistano-SP), Mônica Santos (Grêmio Naútico União-RS) e Rayssa Veras (Paulistano-SP), os únicos que puderam colecionar duas medalhas douradas.

Rayssa venceu as provas de espada A e sabre A na Copa Brasil de Paraesgrima. De quebra, bateu uma de suas principais adversárias na paraesgrima brasileira, Carminha de Oliveira (Icarus Fencing-PR), sua colega de Seleção. Na espada, venceu a final por apenas um ponto, 15 a 14. No sabre, impôs um placar mais elástico: 15 a 4. Fabiana Soares (S.C.Magnólia-RJ) conquistou bronze nas duas provas, ao lado de Carolina Roncato (Esgrima Mestre Pereira-SP) na espada, e Ana Elisa Paz (Grêmio Naútico União-RS) no sabre.

Mônica Santos, por sua vez, venceu o duelo com Rudineia Manica (ADFP-PR). Na decisão do sabre B, triunfo por 15 a 4. Na espada B, 15 a 10. Maria Ivanilda Santos (Adesul-CE) ficou com o bronze nas duas armas, acompanhada de Ana Clara Lemos (Anthares-AL) na espada, e de Rafaela Maia (Grêmio Naútico União-RS) no sabre.

O multicampeão Jovane Guissone somou mais dois ouros para sua vasta coleção, no sabre B e florete B, armas que não são a de sua preferência. Na decisão do sabre, ele bateu Izaias Monteiro (ADFP-PR), por 15 a 12, com Vanderson Chaves (Grêmio Naútico União-RS) e Anderson Pires (ADFP-PR) faturando os bronzes. Na final do florete, o gaúcho venceu Renato Santana (ADI Nauru-SP), por 15 a 8, com Vanderson Chaves e Maurício Stempniak (Grêmio Naútico União-RS) ficando com as medalhas de bronze.

A sétima medalha de ouro na Copa Brasil de Paraesgrima foi para Lenílson de Oliveira (Paulistano-SP). Ele superou Maxwell Santos (Anthares-AL), uma novidade em finais de competições nacionais de paraesgrima, com 15 a 8 no placar. Lucas Julião (ADI Nauru-SP) e Alex Sandro Souza (Pinheiros-SP) foram os medalhistas de bronze.

Emoção no pré-cadete

Na disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15, sobrou emoção no duelo decisivo entre os colegas do Paulistano-SP, Pedro Louzada e Álvaro Kalleby. Em jogo bem equilibrado e com duas viradas, Louzada levou a melhor por 15 a 12 e garantiu o ouro. As medalhas de bronze ficaram com representantes do Grêmio Náutico União: Rafael Hoffelder e Antônio Teixeira.

Veteranos em ação

No Brasileiro de Veteranos, foram conhecidos os primeiros cinco campeões. No florete masculino pré-veterano, Marcos Cardoso (Pinheiros-SP) levou o título, com Luciano Souza (Curitibano-PR) ficando com a prata e Heros Lobo (Círculo Militar-SP) e Maurício Mutti (AERJ-RJ) faturando os bronzes. No veterano 1, foi Luciano Souza quem levou a melhor, com Luiz Petrachi (Paulistano-SP) em segundo e Maurício Mutti e Gustavo Gracioli (Esgrima Mestre Pereira-SP) em terceiro lugar.

Na disputa feminina de espada, Lorana Schwantes (AMK-PR) foi a campeã do pré-veterano, Patricia Di Cunto (Paulistano-SP) ficou em segundo lugar e Laura Mangiaterra (Pinheiros-SP) e Ana Brecheret (Paulistano-SP) foram as terceiras colocadas. No veterano 1, Ana Brecheret ficou com o ouro, Paticia Di Cunto com a prata e Laura Mangiaterra e Vania Oliveira (Círculo Militar-SP) com os bronzes. Já no veterano 2, Patricia foi a campeã, Cledola Tello (Romão Gomes Esgrima-MG) foi vice e Oriete Covolan (AMK-PR) ficou em terceiro.

A competição no interior paulista segue neste sábado. Veja a programação:

SÁBADO, 9

9h – Copa Brasil de Paraesgrima – florete feminino A, florete feminino B e florete masculino A

9h – Campeonato Brasileiro de Veteranos – espada masculino pré-veterano, veterano 1 e veterano 2

14h – Copa Brasil de Paraesgrima – espada masculino B e sabre masculino A

14h – Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 – sabre masculino

15h30 – Campeonato Brasileiro de Veteranos – sabre feminino pré-veterano, veterano 1 e veterano 2

16h – Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 – florete feminino

 

DOMINGO, 10

8h – Copa Brasil de Paraesgrima – sabre masculino equipes e sabre feminino equipes

9h – Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-15 – espada feminino

10h – Copa Brasil de Paraesgrima – florete feminino equipes

11h – Campeonato Brasileiro de Veteranos – florete feminino pré-veterano, veterano 1 e veterano 2

13h30 – Campeonato Brasileiro de Veteranos – sabre masculino pré-veterano, veterano 1 e veterano 2

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL