Amapá Digital | Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024.
Com 70 anos e três décadas dedicadas a profissão, Maria Santana participou do evento realizado pelo Governo do Amapá na comunidade do Rosa.
Com 70 anos e três décadas dedicadas ao artesanato, Maria Santana foi uma das quatro moradoras do Quilombo do Rosa, na área rural de Macapá, contempladas com a entrega da Carteira Nacional do Artesão. O momento ocorreu na sexta-feira, 8, durante a programação do "1º Encontro dos Quilombos do Amapá”, realizada pelo Governo do Estado.
A empreendedora trabalha com o uso cipós na confecção de cestos, paneiros, peneiras, abanos e outros objetos que utilizam fibras com matéria-prima.
“É um momento que ficará marcado para sempre em minha memória. Receber este documento é materialização de um sonho e a abertura de novas oportunidades de crescimento profissional. Agradeço ao Governo do Estado pelo apoio para que pudesse ter acesso à minha identidade como artesã”, falou Maria.
Governador Clécio Luís acompanhou abertura do evento - Foto: Fábio Costa/Sete
A carteira nacional de artesão foi entregue também à Maria Geralda Menezes, Noeli Bruno da Paz e Maria da Conceição Menezes do Nascimento. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), por meio da Coordenadoria Estadual do Artesanato, é responsável pela condução de todo o processo de emissão do documento.
“A busca ativa permite realizar os testes de habilidade e o cadastro dos artesãos no Sicab, que é o sistema que gera a emissão da carteira. Aqui no Quilombo do Rosa, muitos artesãos utilizam matéria-prima extraída na floresta, como o cipó-titica. Estamos em tratativas com a Secretaria do Meio Ambiente para que estes profissionais possam ter suas licenças aprovadas para retirar as fibras vegetais de forma sustentável para confeccionar suas peças”, explicou o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.
Secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa
Por João Clésio
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL