Turismo

Sebrae lança Projeto Cama e Café nos municípios de Serra do Navio, Cutias do Araguari e Itaubal


 O objetivo é aumentar a capacidade hoteleira nos municípios oferecendo aos turistas uma alternativa de hospedagem mais acolhedora, autêntica e personalizada através da hospedagem domiciliar.


O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae) lançou o Projeto Cama e Café, nos municípios de Serra do Navio, Cutias do Araguari, e Itauba, no Distrito Carmo do Macacoari. O projeto, é uma classificação do Ministério do Turismo, que desenvolve a hospedagem familiar nos municípios, envolve a comunidade local, e proporciona a geração de renda e crescimento econômico, social e cultural. O trabalho do Sebrae é realizado em parceria com as prefeituras dos municípios. Os lançamentos ocorreram nos meses de outubro e novembro.

Segundo a gestora do Projeto Hospedar no Meio do Mundo do Sebrae, Rosiani Nery, nove (9) residências passaram a fazer parte do Projeto Cama e Café. Para participar, as famílias selecionadas passaram por um mapeamento e receberam orientações e capacitações sobre o papel do anfitrião e como atender os turistas.

“O Sebrae realizou visitas técnicas aos municípios de Serra do Navio, Cutias do Araguari, e Itaubal, para identificar as potencialidades turísticas, mercado e viabilidade do projeto”, disse a gestora de projetos do Sebrae, Rosiani Nery.

A consultora de Turismo do Sebrae Tocantins/TO, Ana Rubia, esclareceu os benefícios do ‘Cama e Café’ e o diferencial em relação as hospedagens normais.

“O Cama e Café faz parte do sistema brasileiro de classificação dos meios de hospedagem, e oportuniza que as residências possam abrir as portas para hospedar os turistas e isso é muito interessante, para que a comunidade se envolva e aqueça a economia local. O morador abre as portas da sua residência para receber o turista e alí vai ter a oportunidade de vivenciar toda riqueza, beleza, e cultura daquele município; a gastronomia, o artesanato, e a cultura local”, explicou Ana Rubia.

 

Projeto

O Projeto Cama e Café, é um tipo de hospedagem domiciliar, onde o proprietário possui na residência quartos sem ocupação e alugam para visitantes e turistas, com benefícios do café da manhã.

A anfitriã de Serra do Navio, Nazilma da Silva, falou sobre as contribuições do projeto. “Trouxe oportunidades de aumentar minha renda, eu posso também abrir outros caminhos, posso gerar emprego para as pessoas que vão trabalhar aqui comigo; e eu posso receber as pessoas aqui na minha casa com toda a orientação que eu já tive do Sebrae, de como hospedar e as regras que posso colocar na minha casa”, relatou Nazilma da Silva.

A empreendedora Denise Souza, é dona do Restaurante Brasa Viva, em Cutias do Araguari/AP, e aproveitou a oportunidade para unir os dois serviços hospedagem e alimentação. “Estamos de portas abertas aqui no nosso lar para receber os visitantes, além da hospedagem a pessoa vai ter todas a refeições completas”, afirmou a empreendedora, Denise Souza.

A professora Tilza Dias, é moradora da Comunidade Sagrado Coração de Maria, há 13 anos; comunidade localizada em Cutias do Araguari/AP, e contou sobre a própria trajetória e expectativas. “Já era assim, um pensamento meu, fazer alguma coisa para receber bem as pessoas na minha casa. O Sebrae me ajudou muito nesse sentido, assim de apoiar o meu sonho, levar o meu sonho cada vez mais para a frente. A expectativa é que a gente ofereça o melhor, que as pessoas gostem, que venham aqui no Sagrado Coração de Maria e no meio da Floresta Amazônica, conhecer não só a floresta, mas que tem pessoas que estão sendo orientadas para receber bem o turista”, declarou Tilza Dias.

A Agente de Desenvolvimento de Cutias do Araguari, Luanali Sarmento Cardoso, esteve presente no lançamento do projeto, e se expressou sobre a expectativa da adesão do programa no município. “Que coisa boa a gente ter essa primeira edição aqui dentro do nosso município, o projeto que vem para ajudar a melhorar a questão hoteleira, com uma nova forma de hospedar, que com certeza trará bons frutos para Cutias”, afirmou Luanali Sarmento Cardoso.

Para a moradora do Distrito Carmo do Macacoari, do Município de Itaubal/AP, Maria José Santana, havia a necessidade desse projeto ser instalado na comunidade. “Espero que esse programa venha crescer cada vez mais no nosso município, que nós sabemos que aqui na nossa localidade, é uma localidade carente. O Cama e Café vai me beneficiar trazendo uma renda, vai beneficiar também a comunidade, e melhorar o atendimento aos turistas”, finalizou Maria José Brazão.

 

Parceria

O Cama e Café conta com a parceria interna do Projeto Tecendo Arte do Sebrae no Amapá. “Essa parceria possibilita a inserção do artesanato local nas residências, onde os proprietários promovem a cultura regional com a valorização dos artesãos do próprio município”, finalizou a gestora do Projeto Tecendo Arte, Alessandra Martins.

Por Ana Yared

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL