Amapá Digital | Segunda-Feira, 23 de dezembro de 2024.
Evento inicia nesta quinta-feira, 14, e segue até o dia 26 de novembro. Programação conta com apoio do Governo do Estado.
Com o intuito de fortalecer as raízes e a cultura ancestral das comunidades negras, o Governo do Estado apoia a realização do 29º Encontro dos Tambores, que inicia nesta quinta-feira, 14, no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos, no bairro Laguinho, em Macapá.
Com o tema “No Meio do Mundo com os Tambores de Todo o Mundo”, o evento é realizado pela União dos Negros do Amapá (UNA), com apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Para celebrar o Mês da Consciência Negra, a programação tem como objetivo celebrar a ancestralidade e a cultura afro-amapaenses, além de promover a reflexão e o debate sobre temas como racismo e luta pela igualdade racial.
“O Encontro dos Tambores celebra, acima de tudo, a nossa identidade cultural e ancestral. Somos um estado com a maioria da população declarada parda e preta. É momento de festa, mas também de reflexão, de luta e de muita resistência”, ressalta a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.
Evento integra as comunidades remanescentes por meio de manifestações culturaisFoto: Gabriel Penha/Arquivo/GEA
Confira a programação do 29º Encontro dos Tambores:
Por Gabriel Penha
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL