Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Sistema de Saúde possui apenas 32 mulheres cadastradas que realizam coleta regularmente. Serviço atende a demanda de crianças internadas em hospitais públicos.
Para aumentar os estoques de leite materno, o Banco de Leite Humano (BLH) do Amapá convoca doadoras cadastradas e mulheres que queiram doar para reforçar os níveis de contribuições, que estão muito abaixo do necessário. Para atender a demanda de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI neonatal), do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá, são necessários pelo menos cinco litros por dia.
Atualmente, o BLH possui 32 mulheres cadastradas como doadoras. Além da coleta, o local também é responsável por cadastrar as mulheres, armazenar e direcionar o leite materno para as crianças que precisam. O chamamento também reforça a campanha Novembro Roxo, de conscientização da prematuridade, já que o leite materno doado é utilizado principalmente pelos bebês prematuros.
Darcineyde Dias, coordenadora do BLHFoto: Gabriel Maciel/Sesa
“Nosso estoque está muito baixo e esses bebês prematuros precisam muito do leite materno para eles continuarem nessa luta pela vida, por isso nós estamos fazendo esse reforço, fazendo essa chamada para as mães que estão em situação de amamentação para que se unam a gente para alimentar esses bebês”, ressalta a coordenadora do BLH, Darcineyde Dias.
O leite materno é o único alimento ideal para os recém-nascidos se alimentarem, porque o organismo deles ainda está em desenvolvimento. O líquido vital fornece os nutrientes, vitaminas, minerais e anticorpos necessários para que esses bebês tenham uma evolução positiva.
Estoque de leite materno está abaixo do necessário - Foto: Gabriel Maciel/Sesa
Como doar?
Para tornar-se uma doadora de leite ou receber orientações sobre amamentação, a pessoa interessada pode ir ao Banco de Leite Humano, que durante a reforma do Hospital da Mulher Mãe Luzia funciona no prédio Office Center, na Avenida FAB, n.º 1070, no Centro de Macapá, ou enviar uma mensagem para o número (96) 98115-9018, somente pelo aplicativo WhatsApp.
Ao entrar em contato, a mulher realiza um cadastro e recebe orientações sobre a coleta e o armazenamento. Para doar, é necessário estar saudável, ter excedente de produção e condições de congelar o leite retirado.
Coleta Domiciliar
O Banco de Leite também oferece a coleta domiciliar, evitando o deslocamento da mulher. Nesses casos, as servidoras vão até a casa da doadora para realizar orientações sobre a coleta e armazenamento. É possível solicitar a coleta pelo mesmo contato para cadastro.
Por Jamile Moreira
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL