Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Iniciativa faz parte da programação do 29º Encontro dos Tambores e homenageou umas das maiores personalidades negras do país, Zumbi dos Palmares.
Com o apoio do Governo do Amapá, mais de 600 pessoas participaram nesta sexta-feira, 15, em Macapá, da 1ª edição da “Corrida da Consciência Negra”. A iniciativa, que faz parte da programação do 29º Encontro dos Tambores, homenageou uma das maiores personalidades negras do país, Zumbi dos Palmares.
A corrida teve um percurso de 5 quilômetros, por ruas e avenidas da capital, com largada e chegada em frente a sede da União dos Negros do Amapá (UNA), localizada no bairro do Laguinho.
Os primeiros colocadas em cada categoria receberam premiação com troféu - Foto: Lidiane Lima/GEA
De acordo com a coordenadora da UNA , Cristina Almeida, o evento foi um sucesso e as vagas para a corrida foram preenchidas em menos de 24 horas.
“Essa corrida promoveu muito mais que uma atividade esportiva de saúde física e mental, e aqui unimos todos que acreditam em uma sociedade justa e igualitária que luta contra o racismo. Aqui tivemos pessoas que mostraram que a mudança é possível”, reforçou Cristina.
Coordenadora geral da UNA, Cristina Almeida, também concluiu o trajeto de 5 quilômetros - Foto: Lidiane Lima
Para a corredora Val Moura, de 47 anos, que sempre pratica o esporte de corrida de rua, essa primeira edição teve um significado diferente e ela estava muito ansiosa para participar desse momento.
“A sensação de estar aqui e escutar os tambores desde ontem é um momento inexplicável, pois faz a gente renascer, nosso corpo todo vibra e volta toda nossa energia ancestral e nos renova. Então essa corrida é um marco para nós negros, e poder está aqui me emociona e me faz acreditar na igualdade, inclusão e respeito”, declarou.
Dona de casa, Val Moura, 47 anos, estava ansiosa pela primeira edição da corrida da Consciência Negra - Foto: Lidiane Lima
O fisioterapeuta, Augusto Picanço, de 30 anos , também estava feliz em participar da primeira edição da corrida.
“ Esse é um momento simbólico para todos nós, que une saúde e bem-estar em prol de uma causa justa. Espero que essa seja a primeira de muitas outras edições”, revelou Augusto.
Fisioterapeuta, Augusto Picanço, comemorando mais uma prova, mas desta vez com muito sentimento - .Foto: Lidiane Lima
Todos os corredores inscritos ganharam medalhas pela participação, e os três primeiros colocados por categoria, que estava classificada de 10 em 10 anos, receberam troféu e premiação em dinheiro.
29º Encontro dos Tambores
A programação do Encontro dos Tambores, que tem como tema este ano: “No Meio do Mundo com os Tambores de Todo o Mundo”, iniciou na quinta-feira, 14, no Centro de Cultura Negra do Amapá Raimunda Ramos, no bairro Laguinho, em Macapá. Ao todo serão 12 dias de programação, em celebração ao mês da Consciência Negra que contarão com apresentações de marabaixo e capoeira, entre outras manifestações culturais, além de palestras, rodas de debates e oficinas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
O evento é coordenado pela União dos Negros do Amapá (UNA) com apoio da Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
Programação desta sexta-feira 15.
• 8h30 às 19h – Exposição do projeto “Meninos do Campo Fazendo Arte”, com alunos da Escola Estadual André Neves Rosa;
• 9h às 17h – Oficina do projeto “Meninas Kandengues”, da Escola Estadual General Azevedo Costa;
• 9h às 17h – Mesa de diálogo “Educação Patrimonial: Passado e Futuro do Bem Cultural: o Processo de Registro e o Plano Salvaguarda do Marabaixo”;
• 18h30 – Performance teatral “O Santo e a Festa”, do grupo do distrito do Abacate da Pedreira;
• 19h – Apresentação de reggae, com os DJs Joel Roots, Ronnie Pedra e Flávio Roots;
• 19h30 – Encontro Cultural Afro Ameríndio;
• 22h30 – Show cultural com o grupo “Tocadores do Norte”.
Por Jamylle Nogueira
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL