Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Homenagens seguem até a sexta-feira, 22, com ações de embelezamento e lanche regionalizado.
Para agradecer os voluntários cadastrados no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), o Governo do Estado iniciou nesta segunda-feira, 18, uma série de atividades de promoção à saúde para celebrar a Semana Nacional do Doador de Sangue.
Até a sexta-feira, 22, haverá massoterapia, limpeza de pele, corte de cabelo, avaliações de bioimpedância, procedimentos manuais terapêuticos, além de lanche regionalizado para os doadores que forem até o Hemoap nesse período.
Dados do instituto mostram que 156.371 mil pessoas estão cadastrados como doadores, e desse total, somente 111.300 realizaram a ação mais de uma vez. O diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage, explicou a importância das campanhas para atrair novas pessoas.
“Se formos olhar apenas o número, a população pode pensar que temos doadores suficientes, mas se formos analisar a quantidade de pessoas que já fizeram mais de uma doação, e a quantidade dos doadores que são frequentes, os números caem; por isso, é importante sempre captarmos novos doadores, e homenagear os nossos voluntários que estão com a gente durante todo o ano. Doadores nunca serão demais e cada bolsa de sangue é muito preciosa para a vida de outras pessoas”, disse Lage.
Voluntários puderam realizar design de sobrancelhas - Foto: Jamile Moreira/Sesa
Quem aproveitou a programação foi o pedreiro Renato dos Santos Penha. Ele conta que se tornou doador para ajudar um familiar que precisava de bolsas de sangue para realizar um procedimento cirúrgico, e desde então decidiu ser um voluntário regular do hemocentro.
“Eu me sinto muito bem doando, comecei a doar para ajudar um parente, foi uma sensação tão boa que decidi que seria um doador regular. Em pouco mais de um ano de doação, sei que já ajudei a salvar muitas vidas, e hoje, ser surpreendido com uma programação voltada para nós, que somos doadores, é ótimo, porque reconhece a importância do nosso gesto para a sociedade”, declarou Penha.
Pedreiro Renato dos Santos é doador ativo do Hemoap, e aproveitou para fazer uma massagem relaxante - Foto: Jamile Moreira/Sesa
Para as atividades, o Hemoap conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Faculdade Estácio para embelezar e cuidar dos doadores.
Saiba como ajudar o Hemoap:
As doações de sangue podem ser realizadas na carreta do Hemoap, localizada em frente ao hemocentro, que fica na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá. O funcionamento para doações é das 7h30 às 12h. Em caso de dúvidas é possível entrar em contato através do número (96) 98414 1779.
Confira a programação da Semana do Doador de Sangue:
Por Jamile Moreira
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL