Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Ação mapeou local e tratou da logística para atender delegações do Amapá e Pará que irão participar do 2º Festival dos Povos Indígenas.
O Governo do Estado realizou uma visita técnica na aldeia do Manga, no Oiapoque, para mapear o local que sediará o 2º Festival e Feira Cultural dos Povos Indígenas do Amapá e do Norte do Pará. O evento ocorrerá nos dias 28, 29 e 30 de novembro.
Durante a programação, irão acontecer os Jogos Indígenas Interestaduais na aldeia do Manga, feiras de empreendedorismo e apresentações culturais na praça Ecildo Crescêncio, na região urbana de Oiapoque, além da oferta de serviços sociais.
Visita técnica a aldeia do Manga, em Oiapoque - Foto: Divulgação/Sepi
A Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) trata da logística, transporte, alimentação e estrutura para atender as delegações que irão participar do festival.
“O empenho do Governo do Estado é grande para que essa experiência seja inesquecível. Estamos muito ansiosos para o festival, que é um símbolo de valorização e respeito aos nossos povos, sendo um encontro de resistência. Mais do que uma celebração, é uma oportunidade para mostrar a força da nossa cultura e unir diversas comunidades indígenas em torno de sua tradição e saberes”, declarou a secretária adjunta dos Povos Indígenas, Oriane Arakuya Tiriyo.
Programação irá conter serviços de bem-estar e assistência social - Foto: Divulgação/Sepi
Serviços sociais
No 2º Festival e Feira Cultural dos Povos Indígenas do Amapá e do Norte do Pará, ainda haverá uma atividade conjunta de retificação de nomes, coordenada pelo Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e Defensoria Pública do Estado. A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) também promoverá atendimentos de identificação, cadastro e emissão da Carteira Nacional de Artesão, bem como a entrega dos documentos para os que haviam renovado anteriormente.
No dia 28, a Secretaria de Estado do Bem-Estar Animal levará à comunidade do Manga vacinação antirrábica e distribuição de remédios aos pets.
Por Bianck Bastos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL