Saúde

Governo do Amapá integra 2ª edição do projeto "Rio Amazonas limpo e saudável", na orla de Macapá


Iniciativa acontece no bairro Perpétuo Socorro, e conta com atividades de tratamento de água e palestras sobre doenças.


O Governo do Amapá apoiou as ações da 2ª edição do projeto social "Rio Amazonas limpo e saudável", que aconteceu na segunda-feira, 18, na orla do bairro Perpétuo Socorro. A ação, uma iniciativa dos moradores do bairro, incentiva a educação ambiental, principalmente da população das margens do Rio Amazonas, e fomenta a cultura, lazer, esporte e segurança.

A programação contou com atividades físicas, apresentações musicais, shows de danças, exercícios mentais, declamação de poesias, atendimentos e orientações de bem-estar.

Durante o evento, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) distribuiu preservativos, hipoclorito de sódio para o tratamento de água e realizou orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de promover momentos de palestras sobre doenças como dengue e chikungunya.

"O Governo do Amapá está sempre presente nessas ações que envolvem a comunidade. Este é o segundo ano que participamos do projeto, que traz informações importantes para a população sobre a vigilância em saúde", disse o superintendente da SVS, Cássio Peterka.

Durante a ação, houve distribuição de hipoclorito de sódio e preservativosDurante a ação, houve distribuição de hipoclorito de sódio e preservativos - Foto: Monica Silva/SVS

A dona de casa Jamilli Cheyenne, de 34 anos, participou do momento de cuidados com a natureza, e para ela, o projeto atende as necessidades da comunidade.

"Passei pelo estande da SVS e tirei dúvidas sobre dengue, peguei preservativos, e além de receber o hipoclorito, aprendi a usar de forma correta", ressaltou Jamilli.

Dona de casa Jamilli Cheyenne, de 34 anosDona de casa Jamilli Cheyenne, de 34 anos - Foto: Monica Silva/SVS

A acadêmica de Ciências Naturais, Thaynara Queirós, de 23 anos, também passou pelo espaço da SVS, e disse que conseguiu aprofundar o conhecimento sobre as arboviroses.

"Não basta apenas saber sobre dengue, zika ou chikungunya, é preciso entender como prevenir de maneira correta, as formas de tratar e quando procurar uma unidade de saúde", comentou Thaynara.

Acadêmica de Ciências Naturais, Thaynara Queirós, de 23 anosAcadêmica de Ciências Naturais, Thaynara Queirós, de 23 anos - Foto: Monica Silva/SVS

O projeto "Rio Amazonas limpo e saudável" foi idealizado pela moradora Sandra Torrinha, que busca, junto a comunidade, parceiros e integrantes da ação para conscientizar as pessoas sobre a importância de manter o local bem cuidado, interativo e diferente.

"A gente tenta trazer a comunidade para esse projeto, proporcionando vários momentos para haver interesse em todos os sentidos. O Governo do Amapá é nosso grande parceiro em mais uma edição, e trouxe vários serviços para os moradores. Só temos a agradecer", afirmou Sandra.

Por Mônica Silva

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL