Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Prédio foi ampliado em 50% para atender a corporação, familiares e alunos da rede pública de ensino com serviço de odontologia.
Tratando a saúde, segurança e infraestrutura como prioridades imediatas e inegociáveis da atual gestão, o Governo do Estado entregou na sexta-feira, 22, a nova estrutura da Policlínica da Polícia Militar do Amapá (PM-AP), que foi ampliada para atender militares e dependentes.
Atualmente recebem tratamento na unidade mais 3,2 mil servidores ativos, 1,2 mil do quadro da reserva e mais de 8 mil dependentes diretos, como pai, mãe e filhos. De acordo com a Diretoria de Saúde da PM, são realizados mais de 15 mil atendimentos por ano.
Policlínica atende militares ativos, da reserva e familiares - Foto: Adriano Monteiro/Gea
Para o governador do Amapá, Clécio Luís, entregar a nova estrutura ampliada em mais de 50%, para os agentes públicos que arriscam as vidas todos os dias para servir e proteger a sociedade, é um orgulho e satisfação. E essa é mais uma meta cumprida dentro do Plano de Governo da atual gestão.
"Entregar a Policlínica significa muito, porque ela funciona como uma retaguarda para a polícia. Nosso compromisso é de mantê-la funcionando com eficiência, da mesma forma como temos feito em outras unidades de saúde. Ainda temos que avançar muito na saúde pública, mas estamos honrando nossos compromissos com o povo", enfatizou o governador.
Essa é mais uma meta cumprida dentro do Plano de Governo da gestão do governador Clécio Luís - Foto: Israel Cardoso/Gea
Além da reforma, uma parceria entre a Polícia Militar e as secretaria de Estado da Educação (Seed) e de Saúde (Sesa), vai oferecer atendimento especializado em odontologia para alunos da rede pública de ensino de 6 a 17 anos de idade.
"Ganhamos uma nova Policlínica com maior capacidade de atendimento e outra novidade é que vamos atender a comunidade. Algumas escolas da rede estadual de ensino terão um horário reservado para que essas crianças e adolescentes sejam atendidos na especialidade de odontologia. Essa é mais uma forma de garantirmos nosso papel de estar perto da população", disse o comandante-geral da PM, coronel Costa Júnior.
FOTOS: conheça a nova Policlínica da Polícia Militar entregue pelo Governo do Amapá
Consultório odontológico da Policlínica também atenderá alunos da rede de ensino estadual - Foto: Adriano Monteiro/Gea
Estrutura revitalizada
O prédio recebeu reparos na cobertura e outros serviços como ajustes na rede elétrica e de esgoto, hidráulica, hidrossanitária, pintura, urbanização, iluminação em LED, demolições e reconstruções. Houve ainda adaptações dos espaços de atendimento e ajustes de mobilidade e acessibilidade.
Realizada com recursos do Tesouro Estadual, a obra iniciou em 2022 e atende a política de valorização dos servidores público, especialmente os militares, proporcionando mais dignidade no acesso a serviços de saúde com adaptações de espaços para promover ambientes de trabalho mais produtivos e acolhedores.
Consultório médico da Policlínica - Foto: Adriano Monteiro/Gea
O secretário de Infraestrutura, David Covre, explica que a obra foi executada levando em consideração o direito de acessibilidade do público em geral e portadores de mobilidade reduzida. A área externa de acesso a entrada na Policlínica está equipada com piso tátil direcional, rampas de acesso e sinalização propícias ao padrão de acessibilidade em geral.
Secretário de Infraestrutura, David Covre - Foto: Israel Cardoso/Gea
"O governador Clécio tem um comando muito claro em que a saúde é prioridade e, dentro da Polícia Militar isso não é diferente. Hoje se devolve para a corporação um ambiente completamente revitalizado, não só os ambientes de atendimento hospitalar, mas todo o estacionamento em torno. Todos os prédios que o Governo do Estado está intervindo, sempre levamos em consideração as normas de acessibilidade universal. A PM agora tem um ambiente adequado para o atendimento daqueles que são pacientes e também da equipe médica", concluiu o gestor.
Policlínica
O quadro de saúde militar teve início em 5 de abril de 1990, com inclusão dos primeiros oficiais de saúde, o médico Sávio Guerreiro e o dentista Raimundo Nazareno de Souza Ávila, ex-diretor e hoje, coronel da reserva.
Policlínica funciona dentro do Comando Geral da Polícia Militar do Amapá - Foto: Adriano Monteiro/Gea
Atualmente, a Diretoria de Saúde da PM tem em seu organograma as seguintes divisões: Divisão Pericial de Saúde, Divisão Administrativa, Divisão da Policlínica e Divisão do Psicossocial. O quadro de saúde é composto por 24 oficiais de saúde, com 12 médicos, 4 odontólogos, 3 enfermeiros, 3 fisioterapeutas e 2 farmacêuticos.
Com a reforma e ampliação da Policlínica serão ofertados atendimentos médicos na especialidade de clínico geral, cardiologia, pediatria, psiquiatria, ginecologia, pneumologia, oftalmologia, ortopedia e odontologia, além de serviço psicossocial.
Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Costa Júnior - Foto: Max Renê/GEA
"Com a inauguração do novo prédio da Policlínica teremos um grande ganho para a tropa teremos um aumento no atendimento nas diversas especialidades melhorando a qualidade do atendimento realizando o tratamento preventivo e curativo, prevenindo doenças, reabilitando e cuidando da saúde de nossos militares e tratando da saúde física e mental", destacou o coronel Costa Júnior.
Por Marcelle Corrêa
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL