Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Com 32 leitos de incubadoras e berços aquecidos, espaço amplia o atendimento e viabiliza um ritmo mais acelerado na reforma do hospital, que passa por uma grande reconstrução.
Ao entregar a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML) nesta sexta-feira, 22, em Macapá, o governador do Amapá, Clécio Luís, ressaltou que o momento representa “o nascimento de uma nova maternidade”, pois os 32 leitos do tipo incubadoras e berços aquecidos, além de atender os bebês prematuros, irão permitir um novo ritmo de obras no local, que está sendo reconstruído.
“Essa entrega nos permite pegar os pacientes que estão hoje na sala vermelha, na semi-intensiva e transferir para a UTI e pisar no acelerador na reconstrução desses ambientes. É um momento de muita alegria, dando cumprimento àquilo que eu falei durante a campanha e que tenho falado durante 1 ano, 10 meses e 22 dias, que a saúde é nossa prioridade”, destacou o governador Clécio Luís.
FOTOS: confira como ficou a nova UTI Neonatal e a sala de acolhimento de risco do Hospital da Mulher Mãe Luzia, em Macapá
UTI é um ambiente seguro para o desenvolvimento saudável dos prematuros - Foto: Eudes Vinicius/Agência Grito
A maior maternidade do estado, o Hospital Mãe Luzia foi inaugurado em 1971. O senador Randolfe Rodrigues destacou que os novos leitos introduzem as tecnologias mais modernas na área hospitalar, aumentando em 15% a capacidade atual e criando condições para que as mães possam ter seus filhos e receber um atendimento justo e adequado.
Senador Randolfe Rodrigues é autor da emenda que garante reforma da maternidade - Foto: Maksuel Martins/GEA
“Vocês verão agora que esta será uma nova Maternidade Mãe Luzia, mais alinhada à realidade do Amapá, que tem quase um milhão de habitantes. Após 71 anos, eu diria que esta é a reforma mais completa que a maternidade já passou. Isso cumpre uma das diretrizes do governador, que é a reconstrução da saúde pública, e reflete o que está na constituição: direitos de todos e um dever do Estado", afirmou Rodrigues.
O espaço conta com uma unidade completa para cada recém-nascido, incluindo alojamento conjunto com poltronas maternas, permitindo que mães e pais permaneçam com seus filhos 24h. Os bebês ficam em incubadoras, com acesso a fototerapia, bombas de infusão para medicações precisas e monitores que acompanham a frequência cardíaca e a temperatura.
Espaço aumenta em 15% a capacidade atual e cria condições para um atendimento humanizado - Foto: Eudes Vinicius/Agência Grito
A UTI Neonatal, além dos leitos, conta com posto de enfermagem, isolamento e monitores multiparâmetros, garantindo um ambiente seguro para o desenvolvimento saudável dos prematuros. Os recursos para os equipamentos foram articulados pela deputada estadual Edna Auzier, e a obra foi executada pela Secretaria de Infraestrutura (Seinf), com emenda parlamentar do senador Randolfe Rodrigues.
"Agradeço o esforço do governador Clécio e a parceria do senador Randolfe, que, juntamente conosco, têm investido na saúde. Fico muito feliz em poder entregar um espaço como este, que traz dignidade para as mães e para as crianças que serão acolhidas aqui. Participar desse processo e investir com nossas emendas é uma das formas de representar a população aqui na Assembleia, como parlamentares", reforçou Edna.
Por Winicius Tavares
Governador Clécio Luís, senador Randolfe Rodrigues e a deputada estadual, Edna AuzierFoto: Maksuel Martins/GEAEspaço e equipamentos foram pensados para gerar conforto e dignidade para mães e bebêsFoto: Eudes Vinicius/Agência GritoPoltronas maternas permite que mães acompanhem os bebês 24h com confortoFoto: Maksuel Martins/GEAGovernador Clécio Luís testou o venescópio, aparelho que localiza veias periféricas dos bebês
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL