Saúde

"Mesmo com muita demanda, eles se preocupam com as vidas", diz mãe de paciente que passou por cirurgia no HE de Macapá


Vera Coutinho e o filho, Lucas, destacaram o esforço do Governo do Amapá em trazer dignidade para quem busca a unidade de urgência e emergência.


Mesmo com a alta demanda e com uma estrutura que não acompanhou a evolução do estado, o Hospital de Emergências (HE) de Macapá segue trabalhando para devolver a dignidade no atendimento público de saúde. Os investimentos do Governo do Amapá na ampliação dos leitos intensivos, novos equipamentos, programa Zera Fila e Dr. Teles, e na equipe multiprofissional salvam vidas como a do jovem Lucas Coutinho, vítima de acidente de trânsito.

Lucas voltava para casa de bicicleta após o trabalho, quando foi atingido por um carro em alta velocidade no dia 7 de novembro, no bairro Jardim Felicidade, na Zona Norte de Macapá. Ele sofreu um traumatismo facial do lado direito do rosto e precisou passar por uma cirurgia bucomaxilofacial, especialidade da área de odontologia. Depois de um tempo internado, recebeu alta e comemorou a vida e o trabalho do HE na recuperação dos pacientes.

Lucas Coutinho, 27 anos, está em recuperação depois da cirurgia bucomaxilofacial

Lucas Coutinho, 27 anos, está em recuperação depois da cirurgia bucomaxilofacial - Foto: Arquivo pessoas/Lucas

“Só tenho a agradecer o ótimo atendimento que recebi no HE enquanto eu estava internado. Todos os médicos que me avaliaram e foram competentes. Além de toda a equipe hospitalar que teve muito cuidado comigo, assim como os demais pacientes", ressaltou o jovem. 

A mãe de Lucas, Vera Coutinho, veio do município de Itaubal para acompanhá-lo no processo de recuperação. No tempo em que passou no hospital, ela viu o intenso fluxo de pacientes entrando e saindo da unidade. O espaço por vezes, ficou pequeno para tantas pessoas, mas reconheceu o esforço das equipes e do investimento feito pelo Governo do Estado.

“Quem via o Lucas naquele momento, achava que ele não iria sobreviver, mas a equipe do HE foi muito rápida, prestaram logo os primeiros socorros. Os médicos da traumatologia estavam presentes. Lucas fez a tomografia, exames para ter certeza que não havia fratura nenhuma no crânio. Então, vi que a equipe do hospital tem responsabilidade, mesmo com muita demanda, se preocupam com as vidas que estão lá. Voltei para casa muito feliz e grata por toda a assistência médica que recebemos do Governo do Estado", destacou Vera.

Investimentos no HE

De janeiro a outubro deste ano, o HE realizou 5.044 cirurgias, o tempo de espera para os procedimentos no hospital foi reduzido ao longo de toda a reestruturação do fluxo de atendimento, que começou em janeiro de 2023. Os processos que demoravam meses para serem realizados, agora acontecem em um período máximo de sete dias, podendo se estender apenas em casos de tratamentos específicos do paciente.

O Governo do Amapá também investiu em novos equipamentos para dar celeridade aos atendimentos, como carrinhos de anestesia, aparelhos de ultrassom, novas mesas e arcos cirúrgicos, assim como enfermarias com mais leitos, resultando em procedimentos mais efetivos que aceleram a recuperação dos usuários. Somente em 2023, foram mais de 80 espaços reformados, entre enfermarias, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), consultórios, espaço de nutrição e recepção.

Por Bianck Bastos

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL