Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Formação acontece no prédio da Guarda, localizado na Zona Norte, duas vezes na semana.
Nesta quinta-feira (28), a Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM), realizou mais um processo da capacitação de agentes para manuseio de armas de fogo. Nesta etapa, os profissionais estão relembrando alguns procedimentos de segurança no recebimento e entrega das armas. A Formação ocorre no prédio da Guarda, localizado na Zona Norte, duas vezes na semana.
Capacitação é voltada para os novos guardas aprovados no processo de porte de armas. Capacitação inclui teste psicotécnico para porte de arma de fogo; exame documental; curso de formação; avaliação teórica e prática de tiro.
O instrutor do treinamento e coordenador da Reserva de Armas da GCMM, Maycon Kirley, explica o que os agentes estão aprendendo nesta etapa.
Instrutor do treinamento e coordenador da Reserva de Armas da GCMM, Maycon Kirley | Foto: Wellington Barros/PMM
“Tudo começa quando eles recebem o armamento, então os procedimentos já iniciam neste momento. Hoje especificamente eles estão relembrando na prática as etapas de segurança no recebimento e na entrega das armas na armaria”, explicou.
O intuito do treinamento é fixar os procedimentos de segurança desde o recebimento das armas e munições, verificação, montagem e testes na baia de segurança, assim como também na devolução ao final do expediente com os procedimentos de desmontagem.
A agente da Guarda Municipal, Arizete Santos, é uma das servidoras que passará a atuar com arma de fogo, ela participa do treinamento e fala da necessidade de fixar os procedimentos de segurança para suas atribuições.
Agente da Guarda Municipal, Arizete Santos, é uma das servidoras que passará a atuar com armas de fogo | Foto: Wellington Barros/PMM
“Esse treinamento é fundamental para podermos estar aptos para usar nosso armamento de forma segura e também fixar esses procedimentos que agora farão parte da nossa rotina de trabalho para proteger nossos munícipes e tornar a nossa cidade mais segura”, falou.
No total, serão 200 agentes aptos e capacitados para atuar armados. Após a finalização da etapa atual, de procedimentos de segurança no recebimento e devolução, haverá outros treinamentos como o de técnicas de abordagem e ação de combate com períodos ainda a serem definidos.
O Inspetor Edson Abreu, é um dos responsáveis pelo processo de armamento da GCMM, ele ressalta a importância dos treinamentos para os agentes da Guarda.
Inspetor Edson Abreu, é um dos responsáveis pelo processo de armamento da GCMM | Foto: Wellington Barros/PMM
Agentes durante procedimento na Baia de Segurança | Foto: Wellington Barros/PMM
“O treinamento é extremamente importante, uma vez que o servidor passar a usar uma nova ferramenta de serviço, nesse caso o armamento letal. Então é imprescindível que todas as normas de segurança sejam bastante esclarecidas e que nossos guardas estejam atualizados e cientes de todos os cuidados necessários no manejo do armamento”, ressaltou o responsável.
Por Wellington Barros
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL