Doação

Reabilita Amapá: Governo do Estado entrega 366 cadeiras de rodas para pacientes do Creap nos municípios


A iniciativa é resultado da parceira com a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, responsável pela doação.


O Governo do Amapá está fazendo a entrega de 366 cadeiras de rodas para pacientes do Centro de Reabilitação do Amapá (Creap). A iniciativa é resultado da parceira com a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, responsável pela doação, e faz parte do programa "Reabilita Amapá", que integra um conjunto de ações de saúde para a população.

Os equipamentos vão proporcionar maior mobilidade e qualidade de vida às pessoas atendidas pela instituição. Em todo o estado, as entregas são realizadas dentro das atividades do projeto "Creap Itinerante", que além de beneficiar com os equipamentos, também leva atendimento médico e fisioterapêutico.

As ações são coordenadas pela equipe de Saúde do Creap, que já percorreu as localidades de Porto Grande, Ferreira Gomes, Cutias e Santana. Na terça-feira, 26, foi a vez dos pacientes dos municípios de Tartarugalzinho, Calçoene, Pracúuba e Amapá receberem os equipamentos. Entre os modelos recebido pelos beneficiados, estão: cadeiras de rodas monobloco infantil, tetraplégicas e paraplégicas. 

O pequeno Samuel Amorim, de 5 anos, acompanhado dos pais, Lucas e Aldeíse

O pequeno Samuel Amorim, de 5 anos, acompanhado dos pais, Lucas e Aldeíse - Foto: Lidiane Lima/GEA

O produtor rural, Lucas Alves da Silva, de 45 anos, é pai do pequeno Samuel Amorim da Silva, de apenas 5 anos, contemplado com uma cadeira infantil monobloco.

“Essa é primeira cadeira de rodas que atende às necessidades de acordo com a idade dele, pois a antiga que tínhamos era para adultos, agora meu filho vai poder se locomover com mais segurança e independência. Além disso, vai dar a ele mais qualidade de vida no dia a dia”, destacou o pai de Samuel.

Aposentado Francisco da Conceição, celebra mobilidade com segurança ao receber 1ª cadeira de rodasAposentado Francisco da Conceição, celebra mobilidade com segurança ao receber 1ª cadeira de rodas - Foto: Lidiane Lima/GEA

O aposentado Francisco da Conceição, 84 anos, comemorou ao receber o equipamento, vítima de um derrame cerebral, há 15 anos ele ficou tetraplégico e se locomovia apenas com ajuda de uma muleta.

“Vai melhorar muito a minha vida, vai evitar de eu cair e também poderei ir onde eu precisar. Estou muito feliz em receber essa cadeira de rodas, eu nunca tive uma, não tinha condições de comprar, mas graças a Deus esse dia chegou e agora vai me ajudar muito”, declarou o aposentado.

Cadeiras de rodas foram doadas pela Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos DiasCadeiras de rodas foram doadas pela Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias - Foto: Lidiane Lima/GEA

Nesta sexta-feira, 29, os equipamentos serão distribuídos em Macapá, totalizando 233 pessoas beneficiadas. O diretor-presidente do Creap, Charles Marcelo Rodrigues, explica que as ações ocorrem de forma itinerante, percorrendo locais de difícil acesso, além de fazer as entregas também leva atendimento médico e fisioterapêutico.

Diretor-presidente do Creap, Charles Rodrigues, durante entrega de equipamentos em Tartarugalzinho

Diretor-presidente do Creap, Charles Rodrigues, durante entrega de equipamentos em Tartarugalzinho - Foto: Lidiane Lima/GEA

“O público alvo desta ação, são pessoas de baixa renda que se encontram em vulnerabilidade social e econômica, que necessitam de atendimento médico fisioterapêutico e do equipamento para se locomover com segurança. Pois, além de promover melhor qualidade de vida para esse paciente gera também autoestima, independência, equilíbrio emocional e psicológico” enfatizou o diretor-presidente do Creap.

Durante a entrega, os pacientes testam as cadeiras para verificar se estão de acordo com anatomia, altura e se atendem a suas necessidades, havendo qualquer desconforto as adaptações são feitas por uma equipe especializada. 

“Todas as cadeiras são analisadas de acordo com a anatomia do paciente, a gente verifica a postura da coluna se está reta, distância favorável do encosto e altura dos pés. Se houver diferenças, a gente faz as adaptações necessárias para garantir melhor conforto para o usuário da cadeira”, explicou o fisioterapeuta Enéas Forte Valentim.

Durante a entrega, os pacientes testam as cadeiras para verificar se estão de acordo com anatomiaDurante a entrega, os pacientes testam as cadeiras para verificar se estão de acordo com anatomia - Foto: Lidiane Lima/GEA

Creap

O Creap realiza atendimento de reabilitação em pacientes vítimas de traumas físicos e mentais com procedimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, além de serviços de avaliação e dispensação de órteses, próteses e outros meios auxiliares de locomoção.

A equipe multiprofissional é composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogo, fonoaudióloga, assistente social, nutricionista, ortopedista e neurologista.

Para ser atendimento no Creap, é necessário encaminhamento com a solicitação da terapia indicada para o caso do paciente, documento de identificação, cartão do SUS e comprovante de residência. A unidade está localizada na Rua Tiradentes, n° 1597, Centro.

Por Alexandra Flexa

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL