Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do maior felino das Américas
Dia 29 de novembro é comemorado o Dia Internacional da Onça-pintada. O animal, conhecido por ser símbolo da biodiversidade brasileira, é destacado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). A data tem o objetivo de informar sobre a importância ecológica da espécie.
O Fera, a onça-pintada do Bioparque da Amazônia, atualmente com 8 anos, chegou ao parque em 2020.
No parque, o animal passa por diversos cuidados, como exames, balanceamento de comida e visitação diária de veterinários, para garantir o bem-estar do animal. Para quem tiver interesse em visitá-lo, o parque funciona de quarta a domingo, das 9h às 17h.
O animal era criado em cativeiro no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), localizado na zona norte da cidade.
O Fera foi resgatado ainda filhote, após ter sido perseguido por caçadores. Atualmente, a onça tem apenas 10% da visão e, por isso, vive nas dependências do Bioparque, não tendo condições de sobreviver em seu habitat natural.
Atualmente, o Fera é uma das atrações mais procuradas pelos visitantes, que têm oportunidade de ver de perto a onça. Por ter baixa visão, o Fera costuma sentir a presença das pessoas pelo olfato e aparece sempre que sente um cheiro diferente.
Por sua condição de saúde ele não pode mais voltar a viver na natureza | Foto: arquivo/PMM
Carlos Alvarenga, diretor do Bioparque, fala sobre a importância de se debater a segurança desses animais.
“Hoje, a onça-pintada corre o risco de entrar na lista de animais em extinção, principalmente pelo grande número de caçadores e de queimadas que vêm acontecendo. Aqui, a gente tem a chance de mostrar para os visitantes o animal e ensiná-los a importância da onça para o meio ambiente”, comentou o diretor.
Por Andreia Tavares
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL