Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Programação inclui atividades educativas, distribuição de preservativos, testagem rápida e rodas de conversa em unidades de saúde e espaços comunitários.
A Campanha Dezembro Vermelho, voltada à conscientização e combate ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (2) pela Prefeitura de Macapá. A iniciativa busca reforçar a prevenção, o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento.
O mês será dedicado às ações de prevenção, com serviços promovidos pelas Secretarias Municipais de Saúde (SEMSA) e de Vigilância em Saúde (SMVS).
A programação inclui atividades educativas, distribuição de preservativos, testagem rápida e rodas de conversa em unidades de saúde e espaços comunitários, com o objetivo de ampliar o diálogo sobre saúde sexual e reduzir o preconceito associado ao tema.
| Foto: arquivo/PMM
As ações contam com serviços ofertados na rede municipal de saúde:
Infectologista | Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes
Teste rápido e Auto teste | Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes
Preservativos e lubrificante | UBSs
Prep e Pep | UBSs e Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes
PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) e PEP (Profilaxia Pós-Exposição) são estratégias fundamentais na prevenção do HIV, ofertadas gratuitamente pelo SUS.
Distribuição: UBS UNIFAP e Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes
Distribuição: UBSs São Pedro, Lélio Silva, Marabaixo, Perpétuo Socorro, Marcelo Cândia, Macapaba, Pedro Barros, Bailique e Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes.
Por Matheus Gomes
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL