Oportunidades

Governo do Amapá realiza a 1ª Semana de Promoção e Fomento ao Trabalho e Empreendedorismo, em Macapá


Programação ocorreu nesta segunda-feira, 2, para qualificar empreendedores e promover diálogo direto com empresas contratantes.


Com a presença de mais de 200 alunos, o Governo do Amapá realizou nesta segunda-feira, 2, a abertura da 1ª Semana de Promoção e Fomento ao Trabalho e Empreendedorismo, em Macapá. A programação busca gerar oportunidades de qualificação profissional voltadas ao mercado de trabalho, intermediação direta entre empregador e empregado por meio digital, e atender a demanda de trabalhadores informais.

O evento iniciou com a palestra “como prosperar em qualquer carreira e negócio”, no Centro de Educação Profissional de Música Walquíria Lima, para os alunos selecionados para oficinas e palestras, que serão ministradas de 3 a 6 de dezembro na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, no Centro da capital.

Mais de 200 alunos selecionados para as oficinas e palestras estiveram presentes na abertura do eventoMais de 200 alunos selecionados para as oficinas e palestras estiveram presentes na abertura do evento - Foto: André Valente/Sete

O projeto é coordenado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), e tem como público-alvo trabalhadores, desempregados em busca de ocupações, autônomos, jovens em busca do primeiro emprego e pequenos empreendedores, incluindo vendedores ambulantes e autônomos do comércio informal.

Ariane Costa, de 34 anos

Ariane Costa, de 34 anos - Foto: André Valente/Sete

“Fiquei sabendo das oficinas pelas redes sociais. Então decidi que é uma chance de aprimorar meus conhecimentos e aprender novas técnicas e tendências como manicure e, lógico, aumentar minha renda neste fim de ano”, avaliou Ariane Costa, de 34 anos. Com 12 anos atuando na área, ela foi uma das selecionadas para participar da oficina de manicure. 

A programação encerra no sábado, 7, a partir das 17h, com o 1º Feirão de Oportunidades no Trapiche Santa Inês, na orla da cidade. Cerca de 15 empresas já confirmaram presença no evento, com vagas de emprego direto e cadastro de reserva. O evento conta com apoio do Instituto Brasil Futuro (Ibraf), senador Randolfe Rodrigues, deputado federal Vinícius Gurgel e do deputado estadual Jory Oeiras.

Ocorrerá, ainda, o lançamento da Plataforma Emprega Amapá, um canal online em que o trabalhador poderá cadastrar o currículo e concorrer às vagas de emprego. A ferramenta vai permitir que o empregador possa acessar a plataforma, selecionar o empregado conforme o perfil da vaga, entre outras funções.

Pedro Filé, secretário adjunto da Sete (camisa preta)

Pedro Filé, secretário adjunto da Sete (camisa preta) - Foto: André Valente/Sete

“É sempre bom ter em mente que é preciso sempre buscar ser o melhor naquilo que faz. E o Governo do Estado oferece essa oportunidade, de forma gratuita, para que as pessoas selecionadas nas oficinas e palestras possam aproveitar ao máximo a qualificação. Tudo foi pensado e direcionado ao mercado de trabalho para formar potenciais empreendedores de sucesso”, finalizou Pedro Filé, coordenador geral do evento.

O Governo do Amapá também fará a entrega dos “Carrinhos de Oportunidades” para trabalhadores ambulantes. Todos receberam orientações sobre noções de atendimento ao público, redes sociais, higiene, entre outras informações durante a 53ª Expofeira, em agosto.

Além disso, será feita a entrega de um micro-ônibus para atender a demanda de atendimentos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), principalmente no interior. O veículo foi adquirido por meio de emenda parlamentar do deputado federal, Vinícius Gurgel.

Por João Clésio

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL