Dezembro Vermelho

No mês de prevenção ao HIV, Governo do Amapá oferta teste rápido em livre demanda para a população


Serviço fica na Rua Jovino Dinoá, em Macapá, e funciona de 13h às 17h. Resultado fica pronto em até 30 minutos.


A campanha ‘Dezembro Vermelho’ marca uma grande mobilização na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas diagnosticadas. Para contribuir com a causa, o Serviço de Atenção Especializada (SAE) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estarão ofertando, durante todo o mês de dezembro e em livre demanda, o teste rápido para detecção da doença. 

Para realizar a testagem a pessoa interessada deve procurar o SAE/CTA, localizado na rua Jovino Dinoá, de 13h às 17h, com cartão do SUS e documento de identificação. O resultado do teste fica pronto em 30 minutos e o sigilo é garantido. 

Resultado é conhecido em trinta minutos Resultado é conhecido em trinta minutos - Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Em todo o Amapá, 5.090 pessoas vivem com HIV e realizam o acompanhamento por meio do serviço especializado. Em 2024, foram registrados 324 novos casos. 

Diretor do CRDT, Leonardo Nunes
Diretor do CRDT, Leonardo Nunes - Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“Durante esse mês, aumentamos a oferta de testes rápidos como uma forma de detectar novos casos, além de uma maneira para que mais pessoas possam saber da sua condição sorológica. Em caso de testes positivos, a pessoa nessa condição recebe o acompanhamento necessário. Nosso intuito principal é alertar sobre a prevenção, sobre os cuidados e a importância do tratamento”, afirma o diretor do CRDT, Leonardo Nunes.

SAE/CTA

O Serviço de Atenção Especializada é a referência de atendimento para pacientes acometidos com HIV. No local é oferecido acompanhamento laboratorial e farmacêutico, atendimento odontológico e atendimento infantil, além de orientações e testes rápidos.

O local também realiza a dispensação de medicamentos específicos e possui uma equipe multiprofissional, com médicos, infectologistas e ginecologistas que atendem os pacientes e acompanham o processo do tratamento de forma individualizada, com serviço de nutrição, serviço social, psicólogo, consultas de enfermagem e farmácia.

Serviço 

O Serviço de Atenção Especializada funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, na rua Jovino Dinoá, nº 1251, no bairro Central de Macapá.

Por Jamile Moreira

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL