Oportunidade

Atleta amapaense é convidado para o Camping Escolar Paralímpico, em SP


Emanoel da Silva, de 15 anos, conquistou uma medalha de ouro e uma de prata nas Paralimpíadas Escolares 2024.


O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) convidou o paratleta de tênis de mesa Emanoel da Silva, do município de Laranjal do Jari e que participou com apoio do Governo do Estado das Paralimpíadas Escolares, para participar do prestigiado Camping Escolar. O evento acontecerá em 2025, na cidade de São Paulo, e objetiva selecionar, condicionar, treinar e acompanhar atletas que se destacaram na edição de 2024 do torneio.

Emanoel estuda no Centro Educacional Welber Eimer Quemel Gonçalves, e conquistou duas medalhas nas Paralimpíadas deste ano, sendo ouro na categoria de duplas, ao lado de um mesatenista de Santa Catarina, e prata no individual. É a segunda vez que ele recebe o convite do CPB para participar do treinamento.

“É uma honra representar Laranjal do Jari e mostrar que o esporte paralímpico tem força em todo o Brasil. Quero aproveitar cada momento do camping para evoluir como atleta e como pessoa. Essas conquistas não são só minhas. Tenho minha família e meus treinadores sempre ao meu lado. Sem eles, nada disso seria possível”, destacou o jovem.

Emanoel e a atleta paraolímpica Sophia KelmerEmanoel e a atleta paraolímpica Sophia Kelmer - Foto: Mikhael Santos/GEA

 Camping Escolar Paralímpico

O Camping Escolar Paralímpico é uma iniciativa voltada para a seleção e o desenvolvimento de talentos identificados nas Paralimpíadas Escolares, promovidas anualmente pelo CPB.

Durante o camping, os jovens atletas receberão treinamentos intensivos, acompanhamento multidisciplinar e oportunidades de intercâmbio com outros talentos esportivos. O objetivo é fomentar a formação de novos paratletas de alto rendimento, consolidando o Brasil como uma potência no esporte paralímpico mundial.

Aluno-atleta conquistou duas medalhas nas Paralimpíadas deste anoAluno-atleta conquistou duas medalhas nas Paralimpíadas deste ano - Foto: Divulgação/Sedel

Paralímpiadas Escolares

Neste ano, foram selecionados atletas nas modalidades bocha e atletismo, divididos em grupos conforme o grau de deficiência, que representaram o estado na etapa nacional, de 25 a 30 de novembro, em São Paulo (SP). O Amapá já participa da competição há 12 anos consecutivos.

A competição proporciona oportunidades para atletas com habilidades excepcionais, destacando a importância da inclusão e do reconhecimento das capacidades além das limitações físicas. O evento também reforça valores de igualdade e superação, inspirando a sociedade a valorizar a diversidade e a promover o respeito às habilidades individuais.

Por Mikhael Santos

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL