Artesanato

Artesã amapaense participa da maior feira de artesanato da América Latina na Colômbia


O Pavilhão Brasil deste ano vai expor apenas artesanatos produzidos por mulheres para destacar a riqueza e diversidade do trabalho feminino.


A artesã de Mazagão/AP, Ezequiele Lima, do Projeto Tecendo Arte do Sebrae no Amapá, foi selecionada em edital da Agência Brasileira de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) para participar da Expoartesanias em Bogotá, capital da Colômbia. O evento é a maior feira internacional latino-americana, e nesta edição o Brasil é o país homenageado. A Expoartesanias acontece no período de 4 a 17 de dezembro.

A gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviços do Sebrae (UAC-CS), Vânia Chermont, afirma que esses eventos conseguem valorizar a cultura, identidade e tradições, além de guiar as pessoas nos caminhos e quais passos seguir para conseguir relevância no mercado.

“Serão exibidos grandes trabalhos de artesãs e as suas criações. É uma ótima forma de representar as culturas, tradições. Além disso, essa sensibilização consegue elucidar os pontos importantes a serem priorizados na busca de alcançar o mercado competitivo, seja nacional ou internacional”, disse a gerente Vânia Chermont.

 

Expoartesanias

A promoção deste evento tem o objetivo de preservar o artesanato tradicional da América Latina, e são exibidos trabalhos de artistas que representam a diversidade cultural e as tradições de diferentes regiões dos países.

A artesã vai expor as criações no Pavilhão Brasil, que receberá também outras artesãs, cooperativas e associações de artesanato brasileiro.

 

Obras

Ezequiele levará para Bogotá três (3) peças em cerâmica com grafismo dos povos Maracá e Cunani, antigas civilizações indígenas que habitavam no Amapá.

Vaso Antropomorfo Cunani I é uma réplica de uma urna funerária Cunani. A parte superior possui relevos, olhos e orelhas, e, a parte inferior, continua a fazer referências ao corpo humano. A peça é feita em argila, a partir de modelagem, aplicação de pintura, apliques antropomorfos, mede 33 centímetros de altura e 20 de largura, e pesa 2,6 quilos.

Vaso Antropomórfico II, apesar de ter aspectos parecidos com o primeiro, este tem altura maior, com detalhes antropomórficos mais evidentes, como os olhos, orelhas, braços, nariz e boca. Essa peça também tem como matéria-prima a argila e as mesmas técnicas para produção, porém o tamanho de 33cm de altura, 30cm de largura e o peso de 2,2 quilos os diferem.

A terceira peça, Urna Antropomorfa Maracá, é bastante diferente das demais, porque representa outro povo indígena, os Maracás. Comumente, as urnas funerárias Maracás representam uma figura humana sentada num banco e apresentam três partes: a cabeça, o tronco e o banco. Também produzida através da argila, essa peça passa por modelagem, acordelamento e linhas incisas para ficar pronta. Essa urna tem 30cm de altura, 20cm de largura e pesa 2,1 quilos.

 

Parceiros

O Pavilhão Brasil, na feira, é organizado pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), em parceira com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ministério das Mulheres e Ministério do Empreendedorismo, da Microempresas e da Empresa de Pequeno Porte.

 

Coordenação

O Projeto Tecendo Arte do Sebrae é coordenado pela gerente da Unidade de Atendimento Coletivo – Comércio e Serviço (UAC-CS), Vânia Chermont, pela gestora do projeto, Alessandra Martins.

Por Fernanda Oliveira

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL