Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) abriu, nesta quarta-feira (4), em seu edifício sede, a Exposição fotográfica "Essência Amazônica”, de autoria do renomado fotógrafo Serginho Silva. Composta por 30 imagens, a mostra apresenta paisagens naturais de diversos municípios amapaenses, além de retratar personagens que refletem a riqueza cultural e social da Amazônia, como indígenas, quilombolas e ribeirinhos. A visitação à Mostra segue até o dia 9 de dezembro, no 1º Piso do TJAP, no horário de 8h as 13h.
Acesse aqui a galeria de fotos
A exposição é mais do que um apanhado de belas imagens. Ela é um convite à reflexão sobre a importância da preservação da identidade e cultura amazônidas. Sob o olhar sensível e apurado de Serginho Silva, as fotografias transportam o público para o coração da floresta e das comunidades que tornam o Amapá único. A mostra promete ser um marco na valorização e divulgação do patrimônio cultural e natural do Amapá. Além de um reconhecimento da instituição ao talento de seu colaborador.
Serginho Silva, que atua há dois anos na Secretaria de Comunicação (Secom) do TJAP, adotou o estado como seu lar há 24 anos. Sua trajetória como fotojornalista e sua paixão pela Amazônia se traduzem em uma obra que emociona, inspira e conecta quem observa a essência da região.
“É uma honra imensa poder compartilhar a ‘Essência Amazônica’ com todos vocês. Minha gratidão ao TJAP, que não apenas abriu esse espaço, mas também valoriza a arte e a cultura da nossa região. Cada foto dessa exposição foi escolhida com muito carinho e cuidado, buscando capturar a alma do Amapá – suas paisagens únicas e as histórias dos povos que fazem dessa terra um lugar tão especial. Espero que cada imagem transmita o respeito e a admiração que tenho pela Amazônia e pelas pessoas que aqui vivem", disse Serginho.
A secretária de comunicação do TJAP, jornalista Bernadeth Farias, destacou satisfação com a realização da Mostra. "Parabéns ao talentoso fotógrafo Serginho Silva pela incrível exposição fotográfica que celebra a rica cultura e a identidade do povo do Amapá. Suas imagens capturam com sensibilidade e beleza as histórias e paisagens que fazem parte da essência da nossa terra. Sua arte é um presente que fortalece e inspira a valorização de nossas raízes. Sucesso sempre!", comentou a titular da Secom/TJAP.
O juiz convocado da Corte do TJAP, Marconi Pimenta, que na oportunidade representou o presidente do Tribunal, desembargador Adão Carvalho, exaltou a Exposição. “O Tribunal de Justiça do Amapá se orgulha em abrir suas portas para uma exposição tão significativa. Por meio do talento de Serginho Silva, temos a oportunidade de valorizar não apenas a rica cultura e identidade do nosso estado, mas também os profissionais da casa que, assim como ele, dedicam seu trabalho para enaltecer o Amapá. A Mostra reforça nosso compromisso com a preservação da nossa história e com o reconhecimento do potencial humano que nos cerca”, destacou o magistrado.
O promotor de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Flávio Cavalcante, que também é fotógrafo, elogiou a iniciativa do TJAP. "Como fotógrafo e membro do MP-AP, parabenizo a iniciativa do TJAP pela sensibilidade de trazer aqui para os corredores do Tribunal essa linda exposição do nosso querido amigo fotógrafo, Serginho Silva. Um justo reconhecimento ao talentoso profissional" pontuou.
A abertura da exposição contou ainda com a presença da coordenadora do Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena (Dsei) do Amapá e Norte do Pará, Simone Karipuna, servidoras e servidores da Justiça Estadual e imprensa.
Sobre Serginho Silva
Com 35 anos de profissão no audiovisual, Pedro Sérgio da Silva, de 59 anos, é pai de duas filhas. Nascido em Fortaleza (CE), já trabalhou em seu estado natal, no Rio de Janeiro, no Amazonas e adotou o Amapá há quase meio século. Atuou em TVs, agências de publicidade, produtoras e instituições públicas.
Por Bernadeth Farias e Elton Tavares
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL