Segurança Pública

Batalhão de Força Tática da Polícia Militar do Amapá celebra 7 anos com reforço no policiamento


A ação também integra o estágio prático dos alunos do V Curso de Força Tática, iniciado em setembro.


O Batalhão de Força Tática da Polícia Militar (PM/AP) celebra 7 anos de atuação na corporação nesta quarta-feira, 4, e marca a data com uma operação de reforço no policiamento em todo o estado. A ação também integra o estágio prático dos alunos do 5º Curso de Força Tática, iniciado em setembro.

Especializada em situações de média e alta complexidade, como enfrentamento a organizações criminosas e primeiro interventor em operações de risco, a unidade apresenta resultados expressivos desde sua criação, em 2017. Ao longo desse período, foram apreendidas 358 armas de fogo e 42 quilos de drogas, atendidas 736 ocorrências de tráfico, recuperados 238 veículos e capturados 419 foragidos. 

Força Tática é especializada em situações de média e alta complexidadeForça Tática é especializada em situações de média e alta complexidade - Foto: Arquivo/GEA

Além dos resultados operacionais, o batalhão se destaca em iniciativas educacionais. No âmbito de ensino, foram formados 187 agentes de segurança por meio das cinco edições do Curso de Força Tática. As turmas incluíram policiais de diversas instituições, como as polícias Civil, Penal e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros Militar e agentes de segurança do Amazonas e de Santa Catarina.

Capitão Alanjocer

Capitão Alanjocer - Foto: Israel Cardoso/GEA

“Nestes sete anos, temos cumprido com excelência o papel de garantir segurança e combater o crime de forma técnica e eficiente. Os resultados alcançados demonstram o compromisso de nossas equipes, que atuam em situações de alto risco e se preparam constantemente para enfrentar os desafios diários”, destacou o capitão Alanjocer.

Reforço na segurança pública

O batalhão conta com 115 policiais militares, sendo 16 mulheres, e atua na linha de frente, atendendo as ocorrências mais perigosas. Em junho de 2023, o Governo do Amapá entregou um prédio totalmente revitalizado, moderno e estruturado na Zona Sul de Macapá, para atender às demandas dos militares que atuam no Batalhão da Força Tática, como parte da política de reestruturação da segurança pública, reforçando o atendimento de defesa ao cidadão. 

O batalhão conta com 115 policiais militares, sendo 16 mulheresO batalhão conta com 115 policiais militares, sendo 16 mulheres - Foto: Israel Cardoso/GEA

História

O 10º Batalhão da Polícia Militar do Amapá nasceu em 2010, quando a então Companhia Independente de Radiopatrulhamento Motorizado (CRPM), criada em 2008, foi alçada ao posto de batalhão, sendo chamado de Batalhão de Radiopatrulhamento Motorizado (BRPM).

Em 2017, a Polícia Militar alterou o nome para Batalhão de Força Tática, tendo como principal função o patrulhamento tático, que é uma ação de caráter mais enérgico e especializado, dotado de efetivo com treinamento específico.

Por Mikhael Santos

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL