Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Unidade busca captar novos voluntários para doação no mês de dezembro, época em que diminuem o abastecimento dos estoques.
O mês de dezembro é um período conhecido por celebrações, viagens e o recesso de final de ano. Como consequência, a oferta de doação de sangue cai no Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), e por isso, a unidade convoca voluntários para exercerem a prática solidária.
Segundo o diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage, por dia, o número de doadores varia de 60 a 70, mas esse quantitativo já começou a decair com o período de férias. Ele ressaltou que, para suprir os hospitais em todo o Estado, é necessário no mínimo 100 bolsas de sangue por dia.
Diretor-presidente do Hemoap, Eldren Lage - Foto: Lidiane Lima/GEA
“Temos alguns períodos do ano que são críticos, e isso acontece em todo o Brasil nos meses de férias, como dezembro, julho, janeiro e o carnaval. A população viaja e acaba tendo outras prioridades, mas são épocas em que mais precisamos abastecer os hemocentros. Por isso, é necessário estimular e reforçar a sociedade sobre ser um doador voluntário", explica Lage.
Além disso, o diretor-presidente revela que a equipe do hemocentro está trabalhando empenhada em ações voltadas para quem for doador voluntário. Antes do procedimento, a pessoa receberá camisas e lanches.
Atualmente, o Hemoap tem 213.772 candidatos à doação de sangue cadastrados, mas apenas 156.371 doaram. Desses, 111.300 repetiram o procedimento mais de uma vez.
Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas - Foto: Lidiane Lima/GEA
Quem pode doar?
A pessoa só é classificada como apta ou não a doação após uma triagem clínica que consiste num questionário sobre a saúde e vida do possível doador.
Serviço
As doações de sangue podem ser realizadas no horário de 7h30 às 12h30 no Hematologia e Hemoterapia do Amapá (Hemoap), na Avenida Raimundo Álvares da Costa, esquina com a Rua Jovino Dinoá, no Centro de Macapá.
Por Bianck Bastos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL