Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Nutricionista ensina como deixar os pratos típicos mais saudáveis e nutritivos sem perder o sabor
As festas de fim de ano são sinônimo de celebração e, claro, muita comida! Mas é possível manter a saúde e o sabor em perfeita harmonia, sem abrir mão dos pratos tradicionais. O nutricionista funcional Diogo Cirico, responsável técnico da Growth Supplements, preparou um guia prático para você ter ceias saborosas, menos calóricas e mais nutritivas. “Muita gente não tem a noção de que sair da dieta por tanto tempo no final do ano pode colocar a perder todo sacrifício que você fez o ano inteiro para mudar o shape. Você não precisa abrir mão do sabor e da confraternização para manter a forma”, afirma Cirico.
Para as entradas, troque os pães brancos e patês industrializados por petiscos nutritivos e cheios de sabor, como um mix de castanhas e nozes, pasta de grão-de-bico com ervas frescas, ou palitos de vegetais crocantes com homus ou guacamole. “Nesses pratos você tem fibras, proteínas, nutrientes e gorduras boas, além de muito sabor”, detalha o nutricionista.
O peru e o chester podem continuar sendo estrelas da ceia, mas retire a pele para reduzir a gordura. “Você pode trocar recheio de farofa por um feito com arroz integral, quinoa, frutas secas e castanhas”, completa o nutricionista.
O lombo de porco também está liberado para a ceia. A carne tem pouca gordura e pode ser usada como uma boa opção de proteína ou até mesmo como petisco. “Abuse dos temperos naturais para as proteínas. Quem gosta de peixe tem um cardápio ainda mais vasto: salmão, bacalhau ou tilápia assados com legumes e ervas frescas são ricas em ômega-3 e proteínas”, ensina.
Acompanhamentos que complementam a saúde
Dê mais sabor ao seu arroz branco pela versão integral com castanhas e frutas secas. A farofa tradicional por uma substituída por uma versão de quinoa com legumes, ervas e frutas secas. “Se você quiser adicionar mais nutrientes à ceia, que tal fazer um purê de batata-doce com especiarias, uma salada de folhas verdes com frutas e legumes assados com ervas frescas? O segredo é usar bem os temperos como cebola, alho, ervas e especiarias”, detalha.
Cirico sugere adaptar receitas ou trocar ingredientes calóricos por opções mais leves. “Há muitos sites de receitas mais saudáveis, com adaptações low carb e zero açúcar. Se não quiser adaptar toda a receita, pode trocar alguns ingredientes, como açúcar, azeite ou farinha de trigo, por opções mais lights, como farinha de aveia e adoçantes”, explica o nutricionista.
Que tal mousse de chocolate nutritiva e deliciosa com whey protein?
Sobremesas sem culpa
Saladas de frutas são uma excelente opção de sobremesa, mas se você não abre mão das rabanadas, por exemplo, troque o leite condensado da receita por uma mistura de leite desnatado com adoçante e essência de baunilha. Em vez de fritar, asse as rabanadas e troque o açúcar da cobertura pelo mascavo com canela.
O chocolate meio amargo é cheio de nutrientes e pode ser usado como cobertura de frutas e bolos integrais feitos com aveia, maçã e frutas secas. Ele também pode integrar sobremesas com frutas e cremes, preparados em receitas fit. “O whey protein também pode ser usado em várias preparações de sobremesas e mata aquela vontade de comer doce de uma forma saudável”. (Clique aqui para ler receitas com whey)
Brinde com moderação
Troque os refrigerantes e sucos industrializados por água aromatizada com frutas e ervas frescas, sucos naturais sem açúcar e chás gelados. O vinho tinto, com moderação, tem antioxidantes. “Agora se a pessoa gosta de cerveja, tem opções lights no mercado. Se a pedida for um drink com destilados, troque os acompanhamentos, como energéticos e água tônica por opções light e troque o açúcar da caipirinha por adoçante. A chave, aqui, é a moderação”, conclui.
Dicas extras para um fim de ano saudável e delicioso:
Controle as porções e sirva-se em pratos menores.
Mastigue bem os alimentos para facilitar a digestão.
Hidrate-se bastante, bebendo água ao longo do dia.
Movimente-se antes ou depois da ceia para ajudar na digestão.
Insira mais vegetais nas receitas. Além de terem mais nutrientes, eles aumentam a sensação de saciedade.
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL