Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
A programação segue até esta quinta-feira, 12, com oficinas, apresentações musicais e rodas de conversa.
Para celebrar a conquista do prédio novo e marcar o final do ano letivo, o Centro de Educação Profissional Cândido Portinari, em Macapá, promove a partir desta quarta-feira, 11, uma mostra de artes estudantil. Este é o primeiro grande evento desde a reinauguração da instituição em agosto deste ano, e conta com rodas de conversa, oficinas, palestras e apresentações artísticas.
José Edvan, diretor do Centro de Educação Profissional Cândido Portinari - Foto: Léo Nilo/Seed
Os trabalhos estão expostos nas salas de aula e incluem ilustrações, paisagens, fotografias, pinturas em tecido, serigrafias e artesanatos em geral. Todas as obras foram realizadas dentro de sala de aula, pelos estudantes dos vários cursos ofertados pela instituição.
“Aqui estamos celebrando essa volta pra casa. Com o novo prédio, finalmente temos um espaço para realizar exposições e chamar a população para visitar. Nossa intenção é expor também o próprio Cândido Portinari, por isso convidamos os visitantes a entrarem nas salas e passearem pelos espaços. Tudo isso é um resgate imenso para a arte amapaense”, explica o diretor da instituição, José Edvan.
Segundo dia de programação do Cândido Portinari terá oficinas e palestras - Foto: Léo Nilo/Seed
A mostra foi aberta com uma cerimônia que homenageou a história e os servidores da unidade, com a entrega de troféus. Em seguida, músicos como Roniel Aires e Ozy Rodrigues se apresentaram, além de outras intervenções teatrais e poéticas.
Celson Henrique é um dos alunos expondo os trabalhos de serigrafia - Foto: Léo Nilo/Seed
“Entrei no Portinari em setembro, em busca de me profissionalizar na serigrafia para ter novas oportunidades para empreender. Entrei não sabendo do assunto, e hoje já estou expondo trabalhos complexos, que levam técnicas de policromia. Ter um ambiente moderno e confortável pra aprender com certeza ajudou muito”, conta o estudante-artista, Celson Henrique, de 38 anos.
A mostra segue até esta quinta-feira, 12, e estará aberta à visitação das 8h às 22h. No segundo dia de evento é quando começarão as oficinas e palestras, com temáticas diferentes em cada turno e atrações musicais pelo período da noite.
Alunos puderam expor as técnicas aprendidas ao longo do ano em diversos tipos de arteFoto: Léo Nilo/SeedFoto: Léo Nilo/SeedA programação segue até esta quinta-feira, 12Foto: Léo Nilo/SeedDurante a abertura da mostra, os professores da unidade foram homenageados
Por Léo Nilo
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL