Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a ação é liderada pela Polícia Militar e conta com suporte estratégico do Bope e da Força Tática.
As Forças de Segurança do Governo do Estado iniciaram na sexta-feira, 13, a Operação Especial Contra o Crime Organizado nos municípios de Macapá e Santana. A ação é liderada pela Polícia Militar do Amapá (PM-AP) e busca intensificar o combate às facções criminosas durante o período de fim de ano, alinhando-se às operações Papai Noel e Protetor, já em andamento.
Coordenada pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a ação conta com o suporte estratégico do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e da Força Tática da Polícia Militar. O planejamento prevê o emprego de duas viaturas de cada unidade militar, com patrulhamento intensivo diário até o dia 31 de dezembro.
Secretário da Sejusp, José Neto. - Foto: Marcia do Carmo/GEA
"Essa operação é uma resposta direta ao crime organizado em nosso estado, especialmente neste período do ano, quando há maior circulação de pessoas e dinheiro. Estamos empenhados em proteger a população e garantir que o final de 2024 seja marcado pela tranquilidade, e a integração entre as forças será essencial para o sucesso dessa iniciativa", reforçou o secretário da Sejusp, José Neto
O diretor-adjunto de Operações da PM, Capitão Leandro, explicou que a operação foi estruturada para ampliar a presença policial nas ruas, utilizando equipes especializadas e reforçando o trabalho das unidades convencionais. Ele destacou que a mobilização dos batalhões é uma estratégia para atender à demanda de segurança intensificada no fim de ano.
Diretor Adjunto de Operações da PM, Capitão Leandro - Foto: Marcia do Carmo/GEA
"Estamos reforçando o policiamento ordinário com o apoio dos batalhões especializados, como o Bope e a Força Tática, para atuar diretamente no combate ao crime. Essa medida inclui a mobilização de policiais em regime de folga, garantindo uma presença mais ostensiva e eficaz em áreas estratégicas de Macapá e Santana para que nenhum ponto fique desprotegido", destacou o capitão.
Reforço na segurança pública
As operações Papai Noel e Protetor são parte da estratégia de combate ao crime, têm focos específicos: a primeira busca coibir furtos e roubos em áreas comerciais, enquanto a segunda visa proteger comunidades vulneráveis e combater diretamente a atuação de facções.
Comandante da Força Tática, tenente-coronel Max. - Foto: Marcia do Carmo/GEA
"Nosso papel é atuar de forma rápida e estratégica, assegurando que a presença da polícia seja sentida nos locais mais críticos da cidade. Estamos preparados para enfrentar qualquer ameaça que coloque em risco a paz da população de Macapá. Contamos com equipes treinadas e prontas para agir com eficiência", ressaltou o comandante da Força Tática, tenente-coronel Max.
Por Mikhael Santos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL