Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
A artesã Michele de Oliveira, de 25 anos, foi uma das alunas destaques no curso de móveis planejados do projeto "Constrular".
O projeto Constrular, uma parceria do Governo do Amapá com o Instituto Educacional Formar (Icef), formou 60 alunos moradores do Residencial Miracema no último sábado, 14, na Zona Norte de Macapá. A artesã Michele de Oliveira, de 25 anos, foi uma das alunas destaques no curso de móveis planejados, e expressou a gratidão pela oportunidade de ter uma nova profissão.
Com o certificado em mãos, a jovem revelou que de início foi um desafio enfrentar as máquinas, mas que durante as aulas, se superou e agora pretende seguir carreira de montadora de móveis.
“Fiz um armário de cozinha suspenso. Foi uma experiência incrível, de início achei que não daria conta. A gente costuma ver que esta área ainda é dominada por homens, mas nada nos impede de seguir também a profissão e sermos grandes profissionais. Foi muito satisfatório participar desse curso, me superei nas aulas”, celebrou Michele.
Nichos, armários, esmaltaria, sapateira foram uns dos móveis confeccionados em sala de aula - Foto: Adriano Monteiro/GEA
O estudante David Pantoja, de 19 anos, também relatou sobre o sentimento de satisfação em poder criar algo. Na feira de móveis ele apresentou um balcão de atendimento para empreendimentos comerciais. O jovem relatou que, futuramente, pretende evoluir mais, para ser especialista na confecção dos produtos.
Estudante David Santos fez um balcão de atendimento - Foto: Adriano Monteiro/GEA
“O sentimento é de gratidão, de poder ver que todo nosso esforço valeu a pena, que mais para frente possamos aprofundar na área e ter possivelmente uma oportunidade no mercado de trabalho. O próximo ano está chegando e eu já pretendo comprar minhas ferramentas para começar a executar meus móveis”, ressaltou Pantoja.
O evento contou com a entrega de certificado dos novos formados nos cursos de “Montador de Móveis” e “Movelaria na Prática”, feiras gastronômicas, artesanato e atração musical, além de um sorteio de mobílias que envolveu todos os residentes do Miracema.
A ação, coordenada pelas secretarias de Estado da Habitação e do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), é resultado do projeto "Constrular", do Instituto Cultural Educacional Formar (Icef), e conta com a emenda parlamentar do deputado estadual Diogo Senior.
Por Bianck Bastos
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL