Humanização

"Dia do Açaí" é promovido para pacientes internados no anexo do Hospital de Emergência


Alimento presente na refeição diária do amapaense tem propriedades nutricionais que auxiliam na recuperação.


O Governo do Amapá incluiu o açaí no cardápio dos pacientes internados no anexo do Hospital de Emergências (HE) de Macapá. O alimento, que faz parte das refeições diárias dos amapaenses, é servido todas as segundas e sextas-feiras à tarde com acompanhamento nutricional para quem está se recuperando na unidade de saúde. 

A equipe do anexo garante que além de proporcionar maior acolhimento aos pacientes internados, o "Dia do Açaí" no HE também traz benefícios à saúde pelo valor nutricional do fruto, capaz de ajudar na cicatrização, por exemplo. 

Marília Silveira, nutricionista responsável do anexo do HE

Marília Silveira, nutricionista responsável do anexo do HE - Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“O açaí foi escolhido para o cardápio por ser um fruto regional e por conta das suas propriedades nutricionais, que tem antioxidantes, vitaminas e minerais para auxiliar na cicatrização e também para trazer um pouco de conforto para esse paciente, que muitas vezes passa muito tempo internado conosco. Isso faz com que eles se sintam mais em casa, no aconchego familiar", explicou Marília Silveira, nutricionista responsável.

A iniciativa tem conquistado pacientes como Everson Baía Jardim, internado há cerca de 20 dias no anexo do HE. Ele conta que ficou surpreso com a inclusão na dieta, mas celebrou pois é apaixonado por açaí. O alimento é presença constante nas refeições da família.   

Everson Baía Jardim, paciente

Everson Baía Jardim, paciente - Foto: Gabriel Maciel/Sesa

"Estou cerca de 20 dias internado e, com certeza, é interessante isso. Ter toda segunda, toda sexta, o nosso tão esperado açaí é ótimo, até porque eu sou paraense raiz e tem que tê-lo na alimentação. O fato de a gente estar internado, e mesmo assim tomar açaí, ajuda o psicológico a recuperar mais rápido. E, para quem gosta do açaí, isso é muito importante", disse o paciente.

Nos dias reservados para essa ação, as nutricionistas passam por todos os leitos, analisando exames laboratoriais e selecionando os pacientes aptos a consumir o açaí, garantindo segurança e benefícios a todos.

Rodrigo Corrêa, coordenador multiprofissional do anexo do HE

Rodrigo Corrêa, coordenador multiprofissional do anexo do HE - Foto: Gabriel Maciel/Sesa

A iniciativa é da Fundação de Saúde, que gerencia o anexo, e tem sido muito bem recebida pelos pacientes e equipes. A medida também foi adotada na Unidade Estadual de Internação (UEI).

Segundo Rodrigo Corrêa, coordenador multiprofissional do anexo, a ideia surgiu com o objetivo de humanizar as refeições no período de internação.

"Como iniciativa da própria gestão, desde que assumimos, tivemos a ideia de tentar fazer com que as pessoas, mesmo no leito hospitalar, consigam se sentir em casa. A grande finalidade do projeto é manter o açaí na refeição deles e tentar fazer com que eles entendam que, mesmo estando no hospital, podem manter a rotina do açaí na refeição", destacou Corrêa.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL