Saúde

Governo do Amapá promove 1º Encontro de Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal, em Macapá


Evento contribui para a formação profissional nas unidades hospitalares, além de celebrar e reconhecer a contribuição dos profissionais para a odontologia do estado.


 Nesta quarta-feira, 18, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião, o Governo do Estado realizou o 1º Encontro de Técnicos e Auxiliares de Saúde Bucal do Amapá, com o objetivo de aprimorar os serviços odontológicos e oferecer um atendimento de qualidade à população.  

A iniciativa contribui para o processo contínuo de formação e atualização dos trabalhadores da área e reconhece a contribuição dos profissionais para o avanço da odontologia no Amapá, ao antecipar as comemorações do Dia Nacional da Categoria, em 24 de dezembro. 

Mais Sorriso leva serviços de média e alta complexidade para as comunidades remotasMais Sorriso leva serviços de média e alta complexidade para as comunidades remotas - Foto: Maksuel Martins/GEA

O coordenador estadual de Saúde Bucal, Daniel de Moraes, agradeceu aos profissionais técnicos e auxiliares de saúde pela contribuição essencial à odontologia hospitalar no Amapá, destacando o legado em construção e a expectativa de avanços significativos em breve, graças ao esforço coletivo. 

Coordenador estadual de Saúde Bucal, Daniel de Moraes

Coordenador estadual de Saúde Bucal, Daniel de Moraes - Foto: Gabriel Maciel/Sesa

“Gostaria de destacar minha satisfação em contar com servidores altamente qualificados, que são parte essencial do quadro técnico do estado, especialmente pelos ensinamentos aplicados e publicados. Esse trabalho é fundamental para o crescimento e avanço da odontologia no Amapá, incluindo as ações desenvolvidas no Centro de Especialidades Odontológicas”, destacou Moraes. 

Na ocasião, o coordenador ressaltou a importância dos profissionais envolvidos nas iniciativas descentralizadas, como o Programa Mais Sorriso, e anunciou que, em 2025, as ações serão intensificadas, com a expectativa de superar as 30 realizadas em 2024. 

Valorização profissional 

A iniciativa reforça o compromisso da atual gestão com a saúde pública, seguindo um plano anual de fortalecimento da assistência bucal no Amapá, desde a infraestrutura até a valorização profissional. Em outubro, o Governo do Amapá promoveu o 1º Encontro de Especialidades Odontológicas, em celebração ao Dia Nacional do Dentista. 

Presidente do Conselho de Odontologia do Amapá, Luciano Teixeira

Presidente do Conselho de Odontologia do Amapá, Luciano Teixeira - Foto: Gabriel Maciel/Sesa

Para o presidente do Conselho de Odontologia do Amapá, Luciano Teixeira, os eventos são uma oportunidade de promover o networking entre os profissionais da área, permitindo o compartilhamento de experiências e o aprimoramento do conhecimento.  

“O Governo do Estado tem valorizado os profissionais de saúde bucal, tanto cirurgiões-dentistas quanto técnicos auxiliares, pois somos uma equipe. O Conselho apoia as ações da coordenação, alinhando-se a encontros como este para fortalecer a formação profissional”, evidenciou Teixeira.  

Encontro reuniu profissionais da categoria para aprimorar conhecimentosEncontro reuniu profissionais da categoria para aprimorar conhecimentos - Foto: Maksuel Martins/GEA

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, Kacau Dias, reforçou que o encontro integra o “Dezembro Branco”, mês dedicado à valorização dos profissionais, e expressou a gratidão de toda a categoria pelo apoio. 

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, Kacau Dias

Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal, Kacau Dias - Foto: Brunna Silva/GEA

"Quero agradecer a todas essas autoridades que reconhecem e valorizam a nossa profissão. São mulheres e homens que se prepararam para estar dentro da odontologia contribuindo enquanto a equipe”, contou Kacau. 

O evento contou com a palestra magna do mestre em dentística pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Adan Lucas, que abordou sobre a odontologia minimamente invasiva e a visão atual da cárie dentária, destacando o papel dos técnicos e auxiliares na prevenção no cuidado preventivo e no diagnóstico precoce da doença.

Por Winicius Tavares

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL