Amapá Digital | Domingo, 22 de dezembro de 2024.
Exame de alta tecnologia possibilita imagens detalhadas do coração e dos vasos sanguíneos, garantindo máxima qualidade e precisão nos resultados
Nesta quinta-feira (19), a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou o primeiro ecocardiograma transesofágico (ETE) na rede pública. Este exame de alta tecnologia possibilita imagens detalhadas do coração e dos vasos sanguíneos, garantindo máxima qualidade e precisão.
O ETE amplia os serviços cardiológicos já ofertados no ambulatório Avança Coração, marcando um avanço significativo na rede municipal de saúde. Com essa conquista, o Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes (CEPPAES) se torna o primeiro espaço público do Amapá a disponibilizar esse tipo de ultrassom, ampliando as opções de diagnóstico para a população.
Carla Corina foi a primeira paciente a realizar o exame. Ela relata que já havia esgotado as possibilidades para obter um diagnóstico completo de uma arritmia cardíaca e que, sem essa oferta no Papaléo, teria que desembolsar cerca de R$ 2.500, valor médio do procedimento na rede particular.
Carla Corina foi a primeira paciente a realizar o exame | Foto: Sarah Lopes/PMM
“É com muita felicidade e gratidão que estou aqui hoje. É incrível ver a saúde do município evoluindo e proporcionando mais cuidado ao seu povo. Já sinto como meu presente de Natal”, celebrou.
O ETE é capaz de identificar, com precisão, uma série de anomalias e doenças cardíacas, como problemas nas válvulas do coração, infecções, coágulos, malformações congênitas, tumores e até causas de AVC de origem cardíaca.
Danilo Camargo, cardiologista do Centro de Especialidades, explica que o exame é semelhante a uma endoscopia, com a introdução de uma sonda pelo esôfago até os vasos sanguíneos do coração.
“A disponibilidade desse exame na rede pública é revolucionária. Ele nos permite visualizar, de forma muito clara, estruturas que não são acessíveis com um ecocardiograma transtorácico”, ressaltou o médico.
Prefeito de Macapá, Dr. Furlan ao lado da equipe de Saúde Municipal | Foto: Sarah Lopes/PMM
O Prefeito de Macapá, Dr. Furlan, também cardiologista, relata que o momento é um marco histórico para a saúde municipal e para a unidade, que homenageia no nome o ex-prefeito e grande profissional da área, Dr. Papaléo Paes.
“Esse exame representa mais do que um avanço tecnológico, é um passo concreto na construção de uma saúde pública mais acessível e eficiente. Com o ETE, estamos garantindo que diagnósticos precisos estejam ao alcance de quem mais precisa, fortalecendo o cuidado integral e reafirmando nosso compromisso com uma Macapá mais saudável para todos”, relata o gestor municipal.
Por Matheus Gomes
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL