Saúde Pública

Novo Hospital Regional de Porto Grande registra 8.650 atendimentos médicos de urgência e emergência em três meses


Unidade vem transformando a assistência em saúde de 64 mil moradores de cinco municípios do estado com assistência 24 horas.


Inaugurado pelo governador Clécio Luís em agosto, o novo Hospital Regional Maria Lúcia Guimarães da Silva, em Porto Grande, vem transformando a assistência em saúde pública de 64 mil moradores de cinco municípios do estado. A unidade divulgou números expressivos de atendimentos realizados entre setembro e novembro deste ano. 

Em apenas três meses, foram contabilizados 8.650 atendimentos médicos de urgência e emergência, 942 consultas ambulatoriais, 359 internações, 13.773 exames realizados, entre análises clínicas, raio-x, ultrassonografia e eletrocardiograma.

Além disso, o hospital registrou 1.041 monitoramentos na Sala de Observação, destinada a pacientes em estabilidade clínica, e 72 atendimentos na Sala Vermelha, destinada a casos críticos. Nas internações, o tempo médio de permanência foi de dois dias, e alcançou as seguintes taxas de ocupação hospitalar nas áreas de Clínica Médica, Obstétrica e Cirúrgica:

  • Setembro: 27,3%
  • Outubro: 55%
  • Novembro: 51,6%

Novo hospital faz parte do Plano de Governo da gestão que prioriza a saúde da população amapaenseNovo hospital faz parte do Plano de Governo da gestão que prioriza a saúde da população amapaense - Foto: Divulgação

Atendimentos humanizados

A unidade, inaugurada em 26 de agosto de 2024, presta assistência 24 horas a casos de baixa e média complexidade, atendendo não apenas moradores de Porto Grande, mas também de municípios vizinhos, como Ferreira Gomes, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Tartarugalzinho.

São atendimentos ambulatoriais, serviços de internação, maternidade, urgência, exames de imagem e cirurgias de pequeno e médio porte. O novo hospital faz parte do Plano de Governo da gestão que prioriza a saúde da população amapaense de forma imediata e inegociável. 

Eliane dos Santos Souza, diretora-geral do hospital

Eliane dos Santos Souza, diretora-geral do hospital - Foto: Divulgação

“Com muita satisfação, encerramos o primeiro trimestre de funcionamento do hospital com um balanço extremamente positivo. Conseguimos ampliar o acesso à saúde, fortalecer o cuidado humanizado e oferecer atendimento de excelência à população. Esses avanços refletem o compromisso de toda a equipe em proporcionar dignidade e qualidade no atendimento. Estamos apenas começando uma jornada de grandes conquistas”, destacou Eliane dos Santos Souza, diretora-geral do hospital.

Hospital Maria Lúcia Guimarães da Silva

O hospital dispõe de 18 leitos distribuídos entre Clínica Médica, Cirúrgica e Obstétrica, além de uma equipe multiprofissional altamente capacitada. Entre as especialidades disponíveis no ambulatório de especialidades médicas estão: 

  • Ortopedia;
  • Ginecologia;
  • Obstetrícia;
  • Pediatria;
  • Cardiologia;
  • Anestesiologia;
  • Cirurgia Geral;
  • Dermatologia.

Hospital de Porto Grande é o primeiro da Região Norte a adquirir o moderno carro de anestesia A9

Hospital de Porto Grande é o primeiro da Região Norte a adquirir o moderno carro de anestesia A9 - Foto: Divulgação

O Novo Hospital Regional foi o primeiro da Região Norte a contar com o moderno carro de anestesia A9, que trabalha com inteligência artificial. Em todo o país, só existem 39 unidades. Além disso, o espaço possui uma ampla estrutura que recebeu novas mobílias, computadores e equipamentos para o diagnóstico e tratamento dos pacientes.

A unidade também oferece suporte em enfermagem, psicologia, nutrição, serviço social e fisioterapia, consolidando-se como referência em saúde no estado. Combinando tecnologia de ponta, infraestrutura moderna e processos assistenciais padronizados, o hospital garante segurança, eficiência e humanização no cuidado aos pacientes.

Veja alguns trabalhos

 



Deixe seu Comentário

 

VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL