Amapá Digital | Domingo, 23 de fevereiro de 2025.
O aparelho é o único disponível na sede do município e pode identificar fraturas causadas por acidentes, lesões ósseas, doenças pulmonares e avaliação de tumores.
O Governo do Amapá ampliou para os municípios, a oferta de exames complementares que proporcionam um diagnóstico médico mais preciso, sem que o paciente necessite viajar até a capital, Macapá. Um deles é o raio x. Só no Hospital de Pequeno Porte Maria Odete Vilhena Parize, em Tartarugalzinho, foram realizados 887 exames em janeiro deste ano.
Inaugurada há pouco mais de 4 meses pelo governador Clécio Luís, a unidade vem transformando a experiência da comunidade que busca atendimento público em saúde, com assistência em casos de média complexidade, parto e clínica médica. Com o serviço de raio x, é possível identificar fraturas causadas por acidentes, lesões ósseas, doenças pulmonares como tuberculose e pneumonia e avaliação de tumores.
Aparelho de radiologia é o único disponível na sede do município
Foto: Jhon Silva/Seinf
A diretora do Hospital de Tartarugalzinho, Quelma Coelho, destaca que a introdução de equipamentos modernos, como o raio x digital, trouxe uma transformação significativa para os usuários, com diagnósticos que possibilitam o tratamento correto e aumentam as chances de cura. O aparelho de radiologia é o único disponível na sede do município.
Quelma Coelho, diretora do Hospital de Tartarugalzinho
Foto: Divulgação/Hospital de Tartarugalzinho
“Com toda essa inovação, o hospital se consolidou como um ponto essencial para o atendimento de saúde na região, elevando os padrões de cuidado e eficiência no diagnóstico. Os atendimentos de raio-x mais que dobraram desde que a cidade abraçou essa era de modernização”, garante a diretora.
Avançando nos atendimentos
Entre setembro e dezembro de 2023, foram realizados 2.234 exames radiológicos na unidade. No mesmo período, em 2024, o número de atendimentos para o procedimento disparou para 4.071 após a entrega do hospital à comunidade.
"Mas, o que é mesmo gratificante desse investimento que o governador Clécio Luís faz à saúde de Tartarugalzinho e nos demais municípios amapaenses é o respeito demonstrado aos usuários do SUS. Só o fato de nosso cidadão não precisar se deslocar para outra cidade para fazer um simples raio x é algo muito gratificante. Essa mudança não apenas facilita o acesso aos serviços de saúde, mas também valoriza a experiência dos pacientes, tornando o atendimento mais humano e próximo da comunidade”, concluiu Quelma.
Por Comunicação Sesa
Hospital de Pequeno Porte Maria Odete Vilhena Parize, em Tartarugalzinho
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL