Amapá Digital | Domingo, 23 de fevereiro de 2025.
Participantes aprenderam sobre atendimento pré-hospitalares de traumas, reanimação cardiopulmonar, controle de hemorragias e outras técnicas.
Para aprimorar o serviço de urgência e emergência no estado, 80 profissionais de saúde que atuam nas unidades mistas de Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho participaram de um treinamento sobre técnicas pré-hospitalares de abordagem de traumas.
O curso foi coordenado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estadual, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AP). A iniciativa reforça o compromisso com a educação continuada e a melhoria dos serviços de saúde na região.
Participaram do curso profissionais da saúde de Calçoene, Amapá, Pracuúba e Tartarugalzinho
Foto: Divulgação/Samu AP
O treinamento, que iniciou na última segunda-feira, 17, e encerrou na quinta, 20, foi realizado na Unidade Mista de Saúde de Calçoene, reunindo os profissionais dos demais municípios. Foram realizadas aulas teóricas e práticas, com exposições, estudos de caso e simulações realísticas que replicam situações de emergências atendidas pelo Samu.
"Nosso objetivo é levar conhecimento para os profissionais dessas regiões, garantindo um atendimento mais eficaz e seguro para a população", destacou Robson Adachi, coordenador do Núcleo de Educação do Samu Amapá.
Entre os temas abordados estavam atendimento pré-hospitalar de trauma, reanimação cardiopulmonar (RCP), uso do desfibrilador externo automático, suporte ventilatório, controle de hemorragias e monitorização hemodinâmica.
Para a enfermeira, Cintia Amaral, que atua na Unidade Mista de Calçoene, a capacitação trouxe benefícios diretos para a comunidade. "Com esse treinamento, conseguiremos prestar um atendimento mais qualificado e eficiente para quem realmente precisa”, destacou.
Profissionais receberam orientações de salvamento em casos de obstrução de vias aéreas por corpo estranho
Representando o Coren-AP, Rosimeire Pinto enfatizou a relevância da iniciativa da prática para a segurança dos pacientes e a eficiência das equipes.
Treinamentos do Samu estão no planejamento estratégico para 2025
“A capacitação é fundamental para os profissionais que atuam longe da capital. Ver a participação desses profissionais nos enche de confiança no impacto positivo que isso trará para o atendimento”, pontuou Rosimeire.
Com a continuidade das capacitações ao longo do ano, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reafirma o compromisso em oferecer um atendimento qualificado, garantindo respostas rápidas e precisas em momentos críticos. A capacitação do Samu faz parte do planejamento estratégico para 2025, garantindo que os profissionais estejam cada vez mais preparados para atuar em emergências.
Por Karla Marques
VOLTAR A PÁGINA PRINCIPAL